PONTE PORTO XAVIER – SAN JAVIER EM DESTAQUE

Ponte incluída como prioridade no rol dos Projetos das Missões

PONTE PORTO XAVIER – SAN JAVIER EM DESTAQUE

Realizou-se no dia 22 de setembro, em Santo Ângelo, Audiência Pública da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Estado, tendo na Pauta as Ações e Projetos que serão apresentados ao Programa Global de Crédito do BID, para a integração Regional dos Países do Prata, com foco no desenvolvimento do Turismo na Região das Missões Jesuíticas Guaranis de Sul-américa.
O evento foi presidido pelo Deputado Estadual Eduardo Loureiro, presidente da Comissão, tendo à mesa o Deputado Federal Darcísio Perondi, os Técnicos do Ministério do Turismo de Brasília, o Subsecretário de Turismo do Rio Grande do Sul, o Coordenador do Turismo da FAMURS e Presidente Nacional das cidades históricas, o Prefeito e o Presidente da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo. No plenário, Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários Municipais, Gestores de Turismo, Vereadores, empresários, representantes do IPHAN da Trilha dos Santos Mártires, autoridades civis e militares, imprensa escrita, falada e televisiva.
Após a abertura da Audiência e as saudações iniciais, os técnicos do Ministério do Turismo fizeram uma apresentação do Programa do BID para o desenvolvimento do Turismo na Área Missioneira dos países Sul-americanos. Ao projetarem os Projetos formulados pela Argentina ao BID, lá estava a PONTE SAN JAVIER-PORTO XAVIER, o que motivou aplausos do plenário.
Todos as manifestações das autoridades que compunham a mesa e também do Plenário foram unânimes em afirmar que a Ponte de Porto Xavier, deve ser incluída como prioridade no rol dos Projetos das Missões que serão encaminhados para financiamento do BID.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul, Ovidio Kaiser, em nome de Porto Xavier, destacou entre outros argumentos que esta ponte não é uma proposta só de Porto Xavier mas sim de toda a Região, assim definida pela AMM, pelo COREDE Regional e também pela RET- Mercosul. Na oportunidade, apresentou também um documento do DNER de 1976 que ao abrir licitação para a construção da BR-392, indicava que essa rodovia deveria atingir a fronteira com Argentina em local propício para travessia do Rio Uruguai, através de ponte.
Uma proposição formulada pela Secretária Executiva do DETUR, culminou com a aprovação do Plenário, indicando a Ponte Porto Xavier-San Javier como a primeira Ação da Rota Jesuítica que será encaminhada ao Ministério do Turismo e ao Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID.
CONSOLIDA-SE ASSIM MAIS UMA ETAPA DO TRABALHO E DA LUTA PELA PONTE.