BULLYING: mais do que uma brincadeira sem graça!

Encontros iniciam amanhã nas Escolas do Município

Amanhã, dia 04 de julho, acontece o primeiro encontro do Projeto Cata Vento, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, através do CRAS e CREAS, com o tema: “Bullying”: Mais do que uma brincadeira sem graça!

A primeira escola a receber o projeto será a Escola Estadual João Manoel Correa, de Linha Secção D Alta.

Dia 05 de julho, será a Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Antonio Fiorarante - CIEP.

No dia 11 de julho, acontece o encontro com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Irene Feier, de Linha Primeira.

O encontro no dia 12 de julho será com a Escola Municipal de Educação Infantil Sonho Encantado.

Para o dia 18 de julho, está marcado o encontro com o Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier.

O Projeto Cata Vento visa orientar os alunos sobre os excessos nas brincadeiras entre colegas na escola, confundidos por muitas como situações típicas da idade, e têm uma face cruel para as vítimas das ofensas.

Em termos amplos, a prática do BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, realizadas de forma voluntária e repetitiva, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outros que se encontram impossibilitados de fazer frente às agressões sofridas. O BULLYING é caracterizado por diversos atos de agressão e desrespeito, a exemplo da forma FÍSICA (tapas, beliscões e chutes); VERBAL (apelidos, insultos); MORAL (intimidações, ameaças, fofocas); SEXUAL (assédios e abusos).

Seja no ambiente familiar, seja na escola ou em sociedade, é preciso prestar muita atenção no comportamento das crianças e dos adolescentes, a fim de se buscar um diagnóstico precoce tanto da vítima quanto do autor do BULLYING, com vistas à minimização das suas deletérias consequências.