CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA OS GESTORES EDUCACIONAIS MISSIONEIROS

Evento ocorreu nos dias 07 e 08 de março, em Cerro Largo

Participaram de Porto Xavier nos dias 07 e 08 de março, em Cerro Largo, na Sede da Associação dos Municípios das Missões-AMM, do Curso de Capacitação para os Gestores Educacionais Missioneiros, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto Iodete Guedes Kaiser e as servidoras Marlene Ribas Schropfer, Ledy Richter e Marilei Hammacher.

Os trabalhos foram coordenados pelo mestre em Política e Gestão Educacional do SIMAE (Sistema de Monitoramento e Apoio Educacional), Darci Bueno da Silva.

O enfoque foi embasado nas novas legislações educacionais e programas do Governo Federal, pois a cada ano que passa, por meio do MEC e FNDE, estão sendo disponibilizados mais sistemas de monitoramento e apoio aos municípios. "As prefeituras não conseguem a liberação de recursos se não atenderem devidamente a todas às exigências solicitadas", explicou Darci. Plano municipal de educação, plano de carreira, lei de sistemas municipais de educação, lei da gestão democrática, entre outros temas, foram abordados no encontro.

No último dia da capacitação, aconteceu a primeira reunião com os Secretários Municipais de Educação das Missões. A coordenadora regional da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Tânia Maris Scola, que é Secretária de Educação de Entre-Ijuís, juntamente com o vice-coordenador e Secretário de Educação de Cerro Largo, Edgar Ferst, fizeram uma explanação sobre as deliberações da Undime, de acordo com a reunião que participaram na semana passada, em Porto Alegre. "Todos os assuntos tratados na capacitação foram de grande valia para os gestores educacionais. De igual forma, as informações que repassamos sobre a Undime", destacou Tânia Maris Scola, que também é a Secretária Regional de Educação da AMM.