FILME BRASILIENSIS SERÁ EXIBIDO EM PORTO XAVIER

Exibição será dia 09 de agosto

Brasiliensis faz uma reflexão sobre a situação do peixe dourado na bacia do rio Uruguai, no Rio Grande do Sul, e os conflitos ambientais e sociais que surgem a partir do cenário atual da espécie. Em 2002, o “Rei do Rio” - como é conhecido popularmente - entrou para o livro vermelho de animais ameaçados de extinção do Estado, o que ocasionou a proibição da pesca e comercialização. Na renovação do estudo, em 2014, o status de vulnerável permaneceu na lista.

Com esse pano de fundo, o filme mostra os diferentes fatores que contribuem para a fragilidade da vida desse peixe. A narrativa evidencia ainda que o problema, na verdade, é maior do que se imagina. Além do meio ambiente, esse contexto se reflete na organização da sociedade. Ribeirinhos precisam encontrar outras formas de renda e o assunto entra em pauta na Assembleia Legislativa. Discussões políticas, culturais e econômicas também surgem em torno do protagonista da trama: o dourado.

BRASILIENSIS

O título do filme é inspirado no nome científico da espécie que abriga as águas do Uruguai, o Salminus brasiliensis. Ele é um migrador de longas distâncias e tem a tendência de desovar nas cabeceiras dos rios. As larvas e os peixes menores voltam para as partes mais baixas para se desenvolver e completar o ciclo de vida. O dourado ainda se destaca como um predador, essencial para a cadeia trófica. É também uma das principais espécies de interesse comercial da bacia, além de ser um atrativo para os pescadores esportivos por fazer saltos fantásticos.

O filme será exibido no dia 09 de agosto, às 19h, no Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier, aberto ao público.

Não haverá cobrança de ingresso.