Vigilância Epidemiológica emite alerta contra animais peçonhentos

Recomendações são necessárias para a prevenção contra acidentes


A equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde emitiu nesta terça-feira (07), um alerta epidemiológico sobre os riscos de acidentes com animais peçonhentos em situações de lazer e/ou trabalho, que ocorrem com mais frequência em épocas quentes.

De acordo com a enfermeira Edenize Kletke, para alguns envenenamentos existem soros específicos como o Botrópico (acidente com cobras), que o município no momento não possui pela deficiência de produção desses soros pelo Ministério da Saúde, por isso o Alerta. “Muitos destes acidentes podem levar a morte se não tratados a tempo”, conclui.

Para evitar a aproximação de muitos vetores e animais peçonhentos é recomendável que mantenham os arredores da residência limpos, grama aparada, sem acúmulo de entulhos ou lixo. Vedar as soleiras das portas com saquinhos de areia ou friso de borracha, colocar telas nas portas, janelas e nos ralos de banheiros e cozinha, a fim de impedir a entrada dos mesmos. “São ações simples que podem impedir estes acidentes e garantir a tranquilidade da família”, alerta Edenize.

Recomendações e prevenção de picada de cobras, aranhas e outros:

– Sempre usar, nas atividades que ofereçam perigo, botas de cano longo, luvas de raspa de couro e mangas de proteção;

– Realizar a limpeza das áreas ao redor da casa, paiol, galpão e evitar o acúmulo de lixo e entulho;

– Verificar se há presença de animais antes de calçar botas e calçados em geral, sacudindo-os;

– Certificar se há presença de animais antes de manusear materiais e plantas, utilizando instrumentos que possuam cabo longo;

– Colocar lixo em recipientes fechados e em locais adequados, para não atrair animais que sirvam de alimentos para as cobras.

Importante:

A Vigilância alerta para procurar atendimento de emergência em caso de acidente e levar o animal junto para identificação, sempre que possível.