PORTO XAVIER: 54 ANOS DE HISTÓRIA

Parabéns porto-xavierenses!

Nesta sexta-feira, 15 de maio, Porto Xavier comemora seus 54 anos de história, desenvolvimento e emancipação político-administrativa.

A origem histórica de Porto Xavier, remonta a fase das Missões Jusuíticas Guaranis, com a fundação da redução de São Francisco Xavier em 1629 à margem direita do Rio Uruguai.

O povoamento com nacionais iniciou na segunda metade do século XIX. Em 1886 foi elevado à categoria de Vila do então município de São Luiz Gonzaga, com a criação do 4º Distrito São Francisco Xavier. O nome atual é resultante da oficialização do Porto em 1926 com a instalação da Mesa de Rendas Alfandegadas.

A emancipação Política aconteceu em 1966 com a instalação da Prefeitura Municipal a 15 de maio do mesmo ano.

As atividades econômicas mais importantes do município são representadas pelo Comércio Internacional, a produção do Álcool Hidratado com a cana de açúcar, a Agricultura, a Pecuária de corte e leite e, a suinocultura.

O Porto Local está habilitado a mais de 60 anos com toda a infraestrutura aduaneira e fiscalização fitossanitária, por onde se processam cargas com destino e origem de vários países.

Há 54 anos trabalhamos unidos, com amor e dedicação, para escrever uma história repleta de conquistas. Nosso muito obrigado à cidade que a cada ano é ainda melhor de se viver. Parabéns porto-xavierenses!