CAMPANHA MÁSCARA ROXA

A campanha tem como objetivo fazer com que mulheres vítimas de violência possam denunciar em farmácias, de forma discreta, casos de agressões.

O Comitê Gaúcho Eles Por Elas (He for She), da ONU Mulheres, lançou a campanha Máscara Roxa, que tem como objetivo fazer com que mulheres vítimas de violência possam denunciar em farmácias, de forma discreta, casos de agressões. E para reforçar sua importância e aumentar o número de farmácias parceiras, a Prefeitura de Porto Xavier, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, aderiu a CAMPANHA MÁSCARA ROXA.

Na sexta-feira (07), uma equipe do CRAS e CREAS percorreram as farmácias do município para incentivá-las a aderir à campanha e sensibilizá-las a se cadastrarem para que assim possam receber as denúncias discretamente. Na sequência, a equipe realizou a entrega simbólica de uma máscara roxa. Conforme o Comitê Gaúcho Eles Por Elas, a campanha foi motivada pelo aumento de casos de feminicídios no estado durante o período de isolamento de social, devido a pandemia de Covid-19.

“No município de Porto Xavier desenvolvemos o Projeto Flor Mulher, criado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, através do CRAS e CREAS. O objetivo do nosso projeto é a luta pelo fim da violência contra as mulheres, bem como, promover o empoderamento e a valorização feminina. A Campanha Máscara Roxa veio para reforçar a luta pelo fim da violência contra as mulheres”, destacaram os Assistentes Sociais, Ana Paula Gottardo e Maiquel Schulz.

Com o apoio de órgãos da segurança e do Judiciário, mulheres vítimas de violência poderão denunciar em farmácias parceiras casos de agressões da seguinte forma: a mulher vítima de agressão procurará uma farmácia que tenha o selo “Farmácia amiga das mulheres” e pedirá uma máscara roxa, como se tivesse a intenção de se proteger do coronavírus. O atendente, já treinado, dirá que o produto está em falta, mas pedirá quatro informações para avisar sobre a chegada do equipamento de proteção: nome, endereço e dois telefones.

ADESÃO À CAMPANHA

Além das farmácias que já estão na campanha, outros estabelecimentos do nicho poderão aderir. O objetivo é envolver também farmácias que não fazem parte de grandes redes, mas que estão em cidades menores.

Interessados devem contatar o Comitê Gaúcho Eles Por Elas: (51) 9199.3641 e pelo e-mail comite.gaucho.elesporelas@gmail.com.