- 07/03/2024
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“Não é por questão de dinheiro, mas sim falta de vontade política”.
Paulo Sommer afirma que o município tem fluxo de veículos que justifique o investimento
- Publicado em 18/02/2016 às 11:47
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O prefeito de Porto Xavier, Paulo Sommer, criticou a morosidade e os equívocos do Governo Federal no encaminhamento do estudo de viabilidade para a construção de ponte internacional sobre o rio Uruguai.
A declaração foi feita depois que o Ministério dos Transportes anunciou que o fluxo de veículos tanto em Porto Xavier, quanto Porto Mauá e Itaqui são insuficientes para viabilizar o investimento.
VONTADE POLÍTICA
O prefeito disse que a construção da ponte não ocorre por questão de dinheiro, mas sim falta de vontade política.
“Que estudo é este que diz que não há viabilidade econômica se o mercado de importação e exportação movimentou R$ 400 milhões no ano passado e o custo da construção da ponte gira em torno de R$ 60 milhões. Não há argumentos que justifiquem diante destes números apresentados”, observa o prefeito de Porto Xavier.
FLUXO DE VEÍCULOS
Em relação ao fluxo de veículos, Sommer conta que em 2015 mais de 13 mil caminhões passaram e 100 mil turistas passaram na aduana de Porto Xavier.
“Sem a ponte, apenas com as balsas, já tem todo esse movimento, imaginem com uma ponte. Não temos estudos técnicos sobre essa questão, mas acreditamos que no mínimo triplicaria esse volume de fluxo de veículos e de comercialização com uma ponte sobre o rio Uruguai”, observou.
REPRESENTAÇÃO POLÍTICA
O prefeito de Porto Xavier também lamentou a falta de representantes políticos das Missões no Congresso Nacional para a defesa dos interesses da região. “Infelizmente por uma questão política esse estudo indicou Porto Mauá como o local mais adequado, mesmo a realidade sendo outra. Até o Dnit sabe que Porto Xavier é mais viável e tem uma rodovia federal, conforme exigência legal”, disse.
PORTO MAUÁ
Lamentou que os políticos de Santa Rosa, que defendem a ponte em Porto Mauá, não se deram conta que em Porto Xavier vai trazer mais benefícios aos municípios da Grande Santa Rosa.
“Ponte em Porto Mauá beneficiará apenas a região Celeiro, enquanto em Porto Xavier vai ser estratégico paras as Missões e a Grande Santa Rosa. O fluxo de exportação é nossa área e não em Porto Mauá. E até a Argentina tem consciência disso e defende a construção de uma ponte em San Javier. A saída é a união de esforço das três regiões para pressionar o governo federal. Do contrário ficaremos mais 50 anos esperando pela ponte”, finalizou.
FONTE: a reportagem é do Jornal A Tribuna de Santo Ângelo/RS.
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