Vice-Prefeito e Secretário de Porto Xavier viajaram á Brasília

Na oportunidade, a Bancada Gaúcha cobrou do ministro dos Transportes, solução para construção de pontes ligando Rio Grande do Sul e Argentina

Na última quarta-feira (16/03), o Vice-Prefeito Fábio Bratz e o Secretário da Fazenda e Saúde Iury Sommer Zabolotsky, estiveram em Brasília para participar da audiência com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. Na oportunidade, os parlamentares da Bancada Gaúcha pediram providências relativas à travessia sobre o rio Uruguai – uma reivindicação de mais de 20 anos, desta ligação entre Rio Grande do Sul e a Argentina.

Há três alternativas de travessia em discussão ligando Porto Mauá-Alba Posse, Porto Xavier-San Xavier ou Itaqui-Alvear que trará desenvolvimento econômico e social para a região. Na reunião, de iniciativa do senador Lasier Martins (PDT/RS), foi discutida como prioridade a proposta de construção da travessia mediante concessão, por parte da iniciativa privada. Uma reunião será realizada em Porto Alegre ou em Buenos Aires, com a presença do ministro dos Transportes e bancada gaúcha e autoridades da Argentina.

Segundo o Vice-Prefeito Fábio, os parlamentares gaúchos alegaram que é preciso acelerar o processo que se arrasta há 20 anos e destacou a posição do Deputado Lasier Martins, que defende uma concorrência pública para a construção da travessia onde os habilitados decidam o local mais viável.

A reunião contou com a presença de representante do Itamaraty, embaixadora Eugênia Barthelmess, diretora do Departamento da América do Sul, senadores, deputados federais, estaduais, representante do governo gaúcho, prefeitos e representantes de associações da região.

Fonte de informações: Rogério Carbonera.