Aberta Oficialmente a Semana da Pátria

Atividades estão programadas para os dias 05 e 07 de setembro

A semana da Pátria é sempre um momento de emoção e reflexão, pois prestamos homenagem a Pátria Amada, ao céu azul, ao solo, ao povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da Lei, da língua e da liberdade. Comemoramos também a democracia, uma conquista do povo brasileiro que iniciou com a Independência, depois de um longo período de ditadura militar.
No último domingo (01/09), foi aberta oficialmente em Porto Xavier, a Semana da Pátria, com o acendimento da Pira da Pátria no túmulo do Ex-Secretário de Obras Vilmar Sebastiani, simbolizando uma homenagem à todos que prestaram relevantes serviços à comunidade e já partiram. Após, foi feita a condução da mesma até a praça, onde a chama permanecerá acessa durante as programações. Na seqüência teve apresentação das escolas, pronunciamento do Vice-Prefeito, apresentação da Banda Municipal, e o 1° Passeio Ciclístico da Independência, promovido pelas Lojas Quero-Quero, com apoio da Radio Amizade FM e Prefeitura Municipal.
As programações terão seqüência nos seguintes dias:

Dia 05 de setembro - Quinta-feira - Dia da Mocidade
Participação das Escolas Municipais (6º ao 9º Ano) e Escolas Estaduais com números de poesia, música, dança e mensagens.
9h: Hasteamento das Bandeiras.
- Bandeira Nacional: 4º Regimento de Cavalaria Blindado Dragões do Rio Grande.
- Bandeira Estadual: Vice-Prefeito Fábio Bratz.
- Bandeira Municipal: Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Luiz Vanderlei Klein.
- Bandeira do Mercosul: Representante do Grêmio Estudantil I.E.E. São Francisco Xavier.
- Pronunciamentos.
- Apresentações das escolas.
- Participação da Banda Municipal e da Banda Fanfarra Dragões do Rio Grande.
- Marcha em Desfile do Pelotão do 4º Regimento de Cavalaria Blindado do Exército.
17h: Arriamento das bandeiras.
Bandeira Nacional: Diretor do Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier, Ismar Spies.
Bandeira Estadual: Diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Cel. Antonio Fioravanti, Roseli Theis Della Flora.
Bandeira Municipal: Representante do Grêmio Estudantil E.E.E.M. Cel. Antônio Fioravanti.
Bandeira do Mercosul: Presidente do Grupo da 3ª Idade Vida Nova, Alaor Von Borowski.
Participação dos alunos das Escolas da cidade e 3ª Idade.

Dia 07 - Sábado - Dia da Pátria
8h: Bolinho e Café de Cambona.
9h: Hasteamento das bandeiras.
- Bandeira Nacional: Prefeito Municipal Paulo Sommer
- Bandeira Estadual: Juiz de Direito Samuel Borges
- Bandeira Municipal: Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vanderlei Antonio Vieira.
- Bandeira do Mercosul: Chefe da Inspetoria da Receita Federal, Nilo Odirlei Martini.
- Pronunciamentos.
- Apresentação pelas Escolas.
- Apresentação do Departamento Artístico do CTG Corredor Missioneiro.
- Feira da Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde.
- Oficinas da Saúde, através dos Peões e Prendas da Invernada Artística do CTG.
- Músicas a cargo da Banda Municipal e músicos presentes.
13h30min: Desfile na Comunidade de Rincão Comprido.
17h: Arriamento das Bandeiras a cargo dos Servidores da Prefeitura Municipal e extinção do Fogo Simbólico pela Brigada Militar.