Porto Xavier presente na abertura oficial da FENAMILHO INTERNACIONAL

Abertura foi marcada pelo fortalecimento do caráter internacional

“Em uma terra que respira cultura e história, a base para o turismo está pronta”, destacou o Ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão, durante a abertura oficial da FENAMILHO INTERNACIONAL – 18ª edição, em Santo Ângelo.  A cerimônia ocorreu na manhã de sábado (29), no Centro de Eventos da Feira. Estiveram representando Porto Xavier, o Prefeito em Exercício Gilberto Menin e o Secretário de Desenvolvimento, turismo e Mercosul Ovídio Kaiser.

A Abertura da FENAMILHO foi marcada pelo fortalecimento do caráter internacional da mesma e pela promoção do turismo na região das Missões.

Em tempos de turbulência, transições e incertezas no cenário econômico, o presidente da Feira e Vice-prefeito, Bruno Hesse, destacou a necessidade de vislumbrar crises como oportunidades de crescimento, ressaltando a FENAMILHO como uma alternativa para o enfrentamento das dificuldades, uma vez que impulsiona o trabalho do povo missioneiro, buscando a superação. Hesse ainda ressaltou o trabalho como representante público na busca por mudanças e transformações:

A grandiosidade da Fenamilho como uma das maiores feiras multissetoriais do Estado foi destacada pelo prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa. “Organizada por várias mãos, a Feira tem um compromisso com o desenvolvimento econômico, social e cultural, projetando a grandeza da nossa gente e da nossa terra”, destacou.

Turismo

O segmento turístico como forma de enfrentar a crise econômica atual, oportunizando a promoção de emprego e renda também foi destacado pelas autoridades. “O turismo tem alavancado muito, mesmo com a crise”, afirma Beltrão, complementando que no verão desde ano, cerca de 100 milhões de viagens foram realizadas no Brasil, gerando uma movimentação econômica de R$ 100 bilhões. O ministro, que na sexta-feira (28) visitou o município vizinho de São Miguel das Missões, reafirmou o seu compromisso em promover o desenvolvimento do turismo na região das Missões. “Estamos empenhados junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que as obras nesta área avancem e tornam-se uma realidade, como é o caso da Ponte Internacional em Porto Xavier, e para que a Rota Jesuítica Internacional se torne conhecida em todo o Brasil, através do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur)”, destacou. Entre os avanços locais, Beltrão salientou o funcionamento do Aeroporto Regional como porta de entrada para os 100 mil turistas de todo o país que visitam a região anualmente.

A área do turismo, que emprega atualmente sete milhões de brasileiros, também foi destacada pelo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, junto do agronegócio, como setores propulsores do desenvolvimento em tempos de crise econômica, social e cultural. Representando o presidente do país, Michel Temer, Terra ressaltou o turismo como “caminho mais rápido para o Brasil sair da crise”, complementado que “a distância desta região com os grandes centros faz com que o trabalho político seja bem maior”.