Prazo para realização do Exercício de Apresentação da Reserva encerrará no fim de janeiro

A Atualização cadastral poderá ser realizada pela internet ou na Junta Militar do Município.

Quem serviu à Marinha, ao Exército ou à Aeronáutica nos últimos cinco anos deve atualizar seus dados junto às Forças Armadas entre os meses de dezembro de 2017 e janeiro de 2018. A iniciativa faz parte do Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR).

Realizado anualmente, o EXAR objetiva praticar o mecanismo de convocação e avaliar a eficiência do sistema de mobilização, além de cultivar o espírito cívico dos integrantes da reserva.

A atualização dos dados cadastrais pode ser feita presencialmente ou pela internet. Na primeira opção, o reservista deve comparecer à Junta de Serviço Militar da Prefeitura Municipal. Caso perca o prazo, poderá fazer o EXAR em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar, mas terá de pagar multa pelo atraso.

Já a opção pela internet deve ser feita a partir de sítios eletrônicos específicos. Ex-militares da Marinha devem acessar o endereço www.ensino.mar.mil.br/exar. No caso do Exército, o endereço é www.exarnet.eb.mil.br. Reservistas da Aeronáutica devem acessar o sítio www.exarnet.aer.mil.br.

O EXAR é obrigatório para todos os oficiais e praças da reserva não remunerada das três Forças Singulares, bem como para os oficiais demitidos do serviço ativo sem perda do posto e patente e para os oficiais e praças temporários licenciados.

FONTE: Ministério da Defesa