ENTENDA A PARALISAÇÃO

Principal reivindicação dos caminhoneiros é redução da carga tributária sobre o diesel e pedem zeragem da alíquota de PIS/Pasep e Cofins e isenção da

A principal reivindicação dos caminhoneiros é a redução da carga tributária sobre o diesel. Os motoristas pedem a zeragem da alíquota de PIS/Pasep e Cofins e a isenção da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico - Cide.

Os impostos representam quase a metade do valor do combustível na refinaria. Segundo eles, a carga tributária menor daria fôlego ao setor, já que o diesel representa 42% do custo do frete.

Por conta dos reajustes diários no diesel, os caminhoneiros autônomos dizem estar no limite dos custos. Nos últimos 12 meses, o preço do diesel na bomba subiu 15,9%.

O valor está bem acima da inflação acumulada em 12 meses, em 2,76%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

O aumento é resultado da nova política de preços da Petrobras, que repassa para os combustíveis a variação da cotação do petróleo no mercado internacional, para cima ou para baixo.

Nos últimos meses, porém, o petróleo tem apresentado forte alta – na semana passada, chegou a bater na casa dos US$ 80 o barril, valor que não registrava desde novembro de 2014.

OS REFLEXOS EM PORTO XAVIER

Em apoio aos protestos e paralisações dos caminhoneiros, a Administração Pública Municipal realizou na tarde de hoje, quinta-feira, expediente interno nas repartições públicas, exceto nas escolas, as quais funcionaram normalmente. Porém, amanhã, sexta-feira, de acordo com o Decreto nº 3.096, publicado no dia 23 de maio de 2018, fora declarado Ponto Facultativo, data em que somente serão prestados os serviços considerados essenciais (transporte de pacientes e vigilância de prédios municipais).

Este endosso à paralisação, de acordo com o Prefeito Municipal em Exercício, Gilberto Domingos Menin, considera principalmente, a importância e a representatividade dos caminhões e dos caminhoneiros na economia porto-xavierense. “ Além de trazerem seu próprio sustento, os caminhoneiros e os caminhões movimentam nosso sistema econômico (mecânicas, elétricas, borracharia, venda de gás, postos de combustíveis, restaurantes, mercados, dentre outros); auxiliam no desenvolvimento, na geração de empregos e no fortalecimento do comércio local; além de, consecutivamente, aumentar a arrecadação do município”, destacou o Prefeito em Exercício.

Ainda, conforme Gilberto, a diminutiva no preço do combustível trará benefícios a Administração Municipal, que para prestar diversos serviços à população, como: transportar paciente para exames e consultas médicas; transporte escolar; atender as demandas da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura; dentre outras, utilizam combustível.