FESTEJOS FARROUPILHA ACONTECERAM NO CTG CORREDOR MISSIONEIRO

As festividades aconteceram durante todo o dia.

Na última quinta-feira, 19, o CTG Corredor Missioneiro foi palco dos festejos farroupilha, a cargo da Prefeitura Municipal. No 20 de setembro, feriado estadual, comemoramos a Revolução Farroupilha (1835-1845) e Dia do Gaúcho, momento no qual relembramos a bravura com que os guerreiros lutaram pelo nosso Estado, assim como, nossos costumes, jogos, danças, cultura, culinária entre outros.

O evento começou por volta das 8h e estendeu-se durante o dia. Na parte da manhã, aconteceu ato cívico e declamação de poesias. O Gabinete do Prefeito, Vice e Secretários Municipais foi transferido para atendimento na sede do CTG. Para valorizar ainda mais o nosso Rio Grande e o 20 de setembro, as escolas municipais e estaduais prepararam oficinas compostas com peculiaridades e costumes gaúchos. Veja as escolas e qual assunto cada uma ficou responsável:

• IEE São Francisco Xavier e Invernada Artística do CTG – Dança, Indumentária e Encilha/Vida e Obra de Paixão Côrtes.
  • EEEM Coronel Antônio Fioravante – Chimarrão
  • EMEF Presidente Arthur da Costa e Silva – Brincadeiras
  • EMEF Machado de Assis – Culinária (doces)
  • EEEM Carlos Bratz – Culinária (salgados)
  • EEEF João Manoel Corrêa – Chás
  • EMEF Santos Dumont – Símbolos
  • EMEF Érico Veríssimo – Literatura Gaúcha Infantil
  • EMEF Dona Irene Feier – Músicas e Instrumentos

Ao meio dia, a gauchada foi comtemplada com um carreteiro de tacho bem gaudério. Sequencialmente, na tarde, ocorreram atividades e brincadeiras dos grupos do CRAS e CREAS da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, bem como, sequência das oficinas escolares e café de cambona.

ATIVIDADES FARROUPILHA DURANTE A NOITE

Dando sequência as atividades e festejos farroupilha, no turno da noite, aconteceu jantar a cargo da GABMIL e Prefeitura Municipal, com o prato: Leitão Assado, galeto e saladas. Sequencialmente à janta, ocorreu apresentação da invernada artística do Departamento Juvenil e Xiru, assim como, apresentação do Coral e Banda Municipal Som Além das Fronteiras. Para fechar a noite com chave de ouro, baile com animação do Grupo Expresso Gaudério. O álbum com fotografias está disponível na página do Facebook  da Prefeitura de Porto Xavier.