Informativos da EMATER/Ascar/RS

Agricultoras de Porto Xavier participam de Dia de Campo da Agricultura Familiar no 31º Hortigranjeiros.


A agricultura familiar recebeu destaque na programação do 31º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, em Santa Rosa/RS. Na sexta-feira (09/10), 38 agricultoras organizadas pela Emater/RS-Ascar de Porto Xavier foram recepcionadas em Dia de Campo promovido pela Emater/RS-Ascar. Foram abordados temas como irrigação e tecnologias alternativas de uso da água, manejo integrado de pragas e doenças, segurança alimentar, sistema silvipastoril, qualidade do leite e solos.

Mesmo com a chuva, o público lotou o espaço do Clube da Terceira Idade, no parque de exposições. Na explanação realizada pelos médicos veterinários Felipe Bieger e Manoela Hilgert, quanto à qualidade do leite, este recebeu destaque a importância da qualidade da água utilizada no processo de ordenha e limpeza dos equipamentos para a garantia da qualidade do leite. Para tanto, foram apresentadas as sugestões de clorador caseiro de água e alternativas para aquecimento da água para o enxágue e limpeza dos equipamentos.

No Ano Internacional dos Solos, o tema recebeu destaque na estação conduzida pelos extensionistas Albino Motter e Germano Buttow. Alternativas para redução das perdas de solo e de água, como descompactação, semeadura transversal ao declive, terraceamento no sistema de plantio direto, cobertura permanente do solo com sistema colher/semear, rotação de culturas e semeadura direta foram abordadas.

Conhecimentos sobre o Manejo Integrado de Pragas e Doenças foram compartilhados pela engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Débora Schallemberger de Souza.

A importância do sistema silvipastoril foi reiterada pelo assistente técnico regional de supervisão da Emater/RS-Ascar, Joney Cristian Braun. O engenheiro florestal, Emerson Sichinel, também apresentou resultados de pesquisa desenvolvida na área experimental existente no espaço da Exporural, reforçando também a relação entre espécies utilizadas e a finalidade de uso da madeira.

Tecnologias alternativas de uso da água foram apresentadas na estação conduzida pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de Manejo de Recursos Naturais, Marco André Junges. Os passos básicos para a proteção de fontes de águas superficiais, instalação de carneiro hidráulico caseiro para a condução de água na propriedade e de uma cisterna foram compartilhados.

A segurança alimentar foi abordada pelo extensionista da Emater/RS-Ascar, Celso Fanfa, que apresentou alternativas para a produção de alimentos saudáveis, de modo especial ovos e carne, no sistema de avicultura colonial. Já o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de produção vegetal, Gilmar Vione, reiterou a importância da produção de alimentos com quantidade, variedade e qualidade que atendam aos cuidados com a saúde e o bem-estar das famílias.

Hortishow, Mostra da Terneira, exposição de plantas medicinais, Casa da Emater/RS-Ascar, Pavilhão de Hortigranjeiros e Agroindústria também foram as atrações do Hortigranjeiros.