Atividades da Emater/Ascar/RS de Porto Xavier.

Agricultores do Noroeste Gaúcho celebram conquistas em produção e certificação orgânica!

Vindos de 24 municípios do Noroeste gaúcho e de outros pontos do Estado, produtores que se dedicam à produção orgânica de alimentos participaram de encontro regional para confraternização e troca de experiências na área de agroecologia. Porto Xavier e o grupo de agricultores orgânicos “Renovação” foram os anfitriões do evento, realizado na última quinta-feira (17/12), que reuniu mais de 100 pessoas em um momento de reflexão e celebração dos avanços na produção e certificação de conformidade orgânica de alimentos na região.

O trabalho é acompanhado pela extensionista de Bem Estar Social da Emater/RS-Ascar, Cristiane Ferrioli Siqueira. O trabalho tem por objetivo principal a produção de alimentos de forma agroecológica, com controle de pragas e doenças de forma ecológica para obtenção de alimentos sadios, saudáveis e isentos de produtos químicos, para que chegue ao consumidor um produto de excelente qualidade, com um diferencial para a comercialização. “A certificação, além de garantir a qualidade do produto ecológico, permite o respeito e a valorização da cultura local através da aproximação de agricultores e consumidores e da construção de uma rede que congrega iniciativas de diferentes regiões”, acrescenta.

Já a proposta central do encontro foi o aprendizado, a troca de saberes e a reflexão avaliativa das ações até agora executadas. Outro ponto debatido foi a priorização de atividades para o próximo ano. Nos trabalhos em grupo entre os agricultores, foram apontados vários pontos positivos, sendo ressaltados o respeito ao meio ambiente e aos recursos naturais, a oportunidade para os jovens permanecerem na propriedade e a diversificação da produção. A boa aceitação dos produtos, a organização dos consumidores, a crescente demanda pelos produtos orgânicos e o apoio encontrado nos órgãos de assistência técnica foram apontados como oportunidades interessantes. Os encontros de formação foram citados como momentos importantes de aprendizado, assim como a troca de sementes e intercâmbio de saberes.

Entre as dificuldades apontadas estiveram os limites na capacidade de produção, falta de mão-de-obra, necessidade de estabelecer maior confiança do consumidor em relação ao selo orgânico, poucos insumos e defensivos indicados para este tipo de produção, dificuldades de transporte e necessidade de linhas de crédito específicas.

O encontro foi promovido pela Emater/RS-Ascar – através das equipes municipais presentes, de modo especial, a equipe de Porto Xavier, da Unidade de Cooperativismo e com o apoio do Escritório Regional -, ONG Arede e Núcleo Missões da Rede Ecovida de Agroecologia. Ao longo do processo também contou-se com o apoio da Central de Cooperativas Unicooper, Remaf, Embrapa Clima Temperado, Cooperluz e grupos de consumidores. Entre as autoridades presentes no encontro estiveram o prefeito de Porto Xavier, Paulo Sommer e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Eloir Becker.

Na oportunidade, alguns consumidores estiveram presentes para conhecer e se aproximar dos agricultores que produzem os alimentos levados a suas mesas. Uma das representantes do grupo de consumidores orgânicos que se fez presente no evento, Cirene de Melo, destaca que ficou ainda mais claro que o alimento produzido de forma orgânica contribui para o equilíbrio vital das pessoas e os agricultores que trabalham a terra tem em suas mãos a energia da vida. “O carinho que o agricultor dedica em cada gesto ao plantar, cultivar, colher e fazer chegar às mãos dos consumidores um produto com mais qualidade, tem uma relação direta com a energia necessária para que o indivíduo tenha um corpo saudável e mantenha seus órgãos em bom funcionamento”, afirma.

Para o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de produção vegetal, Gilmar Vione, a participação de consumidores, de Santo Ângelo e de Santa Rosa, foi um ponto muito importante do encontro, revelando a preocupação da sociedade em consumir produtos saudáveis, que promovam a saúde. “O levantamento das potencialidades e limites foi outro ponto importante, sendo que norteará o planejamento das próximas atividades, realizadas em conjunto por diversas entidades engajadas com a proposta”, avalia.