DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE ORIENTA SOBRE PODAS

Com a chegada dos meses mais frios do ano percebe-se um aumento gradativo de munícipes realizando podas nas árvores. Por isso, o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Porto Xavier realiza uma campanha educativa e de sensibilização contra as podas drásticas em árvores, orientando a todos sobre a maneira correta de realizar as intervenções.
A iniciativa é fruto de uma consciência de que a arborização é patrimônio público e oferece diversos benefícios à comunidade: conforto ambiental, melhoria da qualidade do ar, saúde física e mental às pessoas, redução da poluição e auxílio na conservação do ambiente equilibrado.
Dessa maneira, é preciso informar à comunidade que é expressamente proibida a realização da poda drástica das árvores, prática extremamente prejudicial ao desenvolvimento dos vegetais. Esta poda, caracterizada pela remoção total da copa da planta, acaba gerando um desequilíbrio na mesma e pode ocasionar a morte do vegetal. Outro malefício desta prática é a grande geração de resíduos que são depositados em via pública atrapalhando pedestres e o trânsito de veículos.
A poda permitida é a de limpeza e condução, que possibilita a retirada de galhos que estejam secos, malformados, atrapalhando a passagem de pedestres ou prejudicando o estacionamento de veículos. A única exceção é a poda das árvores localizadas sob a fiação de energia elétrica, a qual é responsabilidade da empresa concessionária de energia.
Os munícipes que realizaram a poda drástica nas árvores dos logradouros públicos estão sujeitos a penalidades conforme a legislação ambiental vigente. Se surgirem dúvidas de como realizar a poda de maneira adequada, o cidadão pode dirigir-se ao Departamento de Meio Ambiente ou ligar através do telefone 3354-0728.