PROJETO CATA-VENTO TRAÇA JORNADA DUPLA

O projeto está superando as expectativas! Duas escolas receberam o CATA-VENTO no mesmo dia!

Girando suas hélices pelas escolas de Porto Xavier, o projeto CATA-VENTO edição 2019 está com um tema muito bacana, mas também, muito importante. Neste ano, o projeto busca falar das tecnologias e seus usos excessivos. Na segunda-feira, 24 de junho, o projeto girou suas hélices em duas escolas do nosso município, a Escola Estadual de Ensino Fundamental João Manoel Correa e Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier, sendo no instituto, para pais e alunos no turno da noite.

CATA-VENTO NA ESCOLA JOÃO MANOEL CORREA

Inicialmente, foi realizada a abertura oficial pela Assistente Social, Ana Paula Gottardo e logo após a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Iodete Guedes Kaiser, evidenciou que o projeto, a cada dia, está superando as expectativas. A diretora da escola, Rosangela Schillreff, parabenizou os profissionais da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Poder Judiciário pelo belo desenvolvimento do projeto.

Posteriormente, a Juíza Dra. Priscila Anadon Carvalho, salientou a importância de termos limites no uso dos recursos tecnológicos, aderirmos ao hábito frequente da leitura e finalizando com dicas de como não deixar que as tecnologias não atrapalhem na escola, no relacionamento familiar, mas sim, ferramenta produtiva para as pessoas.

Por fim, os alunos foram contemplados com uma peça teatral, “Alice no País da Tecnologia” que evidenciou o que devemos conectar e desconectar em nossa vida. Ligado a peça teatral está o PSE – Programa de Saúde nas Escolas, que veio recheado de dicas para ter uma boa alimentação e hábitos saudáveis, pela Nutricionista Elisandra Engers, e após, um momento divertido com exercícios físicos do Lian Gong, uma antiga técnica chinesa de exercícios.

CATA-VENTO NO INSTITUTO SÃO FRANCISCO

Na parte da noite, o Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier recebeu a visita do Projeto Cata-vento, com apresentação para pais de alunos do turno da tarde e alunos que estudam no período noturno. A diretora da Instituição de ensino, Marilei Hammacher, agradeceu pelo retorno do projeto, que se apresentou no dia 18 de junho na instituição, disse que o projeto foi além das expectativas, pois os pais saíram satisfeitos da forma que foi trabalhado. A diretora evidenciou que a tecnologia deve estar presente de forma critica na escola e na família. É essencial educar para discernir a informação correta ou saber usar as redes sociais.

Sucessivamente, palestra com a Juíza Dra. Priscila Anadon Carvalho. Finalizando com a peça teatral “Alice no país da Tecnologia”.

Segundo Vivian Deves, mãe da Valentina, o projeto é bem interessante, este ano surpreendeu com as apresentações e tema importante do dia a dia, que é a tecnologia.

Para a estudante, Ellen Figueiredo, o projeto foi muito bem desenvolvido, foi algo que realmente chamou a atenção pela forma em que foi trabalhado, projetos assim sempre podem se repetir.

O Projeto CATA-VENTO é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, através do CRAS e CREAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Secretaria Municipal de Saúde e Poder Judiciário, com apoio do Conselho Tutelar.