Assembleia Municipal da Consulta Popular 2018/2019 acontece segunda-feira

Etapa servirá para definir as prioridades do município e escolher os delegados que as defenderão na Assembleia Regional Ampliada.

O processo da Consulta Popular (CP- 2018/2019) já começou. A CP é um instrumento de participação da sociedade, que define diretamente parte dos investimentos que constarão no orçamento do Estado. Para o próximo ano, o governo disponibilizou R$ 80 milhões a serem distribuídos entre as 28 regiões do Rio Grande do Sul. Os 26 municípios da Região Missioneira terão acesso a R$ 3.170.000,00, valor 10% maior que o repassado no ano anterior.

A próxima etapa do processo será a Assembleia Pública Municipal, espaço para discussão e acolhimento das prioridades do município. Posteriormente, as que forem aprovadas na Assembleia Regional Ampliada, irão compor a cédula de votação da Consulta Popular. “Estas Assembleias são abertas a todos os cidadãos do município, podendo votar aqueles que possuírem título de eleitor”, explica Alexandre da Silva Figueiredo, Assessor de Desenvolvimento e Mercosul e responsável pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento – COMUDE.

É nesta etapa, também, a eleição dos delegados para a Assembleia Regional Ampliada onde será definida a cédula de votação da região na Consulta Popular. Em Porto Xavier, o evento será realizado no dia 16 de abril, segunda-feira, com início às 9h no Auditório do Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier.