AGORA É REALIDADE: para concretização de Ponte Internacional, Deputados Gaúchos destinam 81 milhões de reais do orçamento da União.

Anteprojeto da ponte está em fase de licitação e ficará pronto ainda no primeiro semestre.

Com a união histórica da região missioneira, em 17 de outubro de 2017, depois de quase meio século de luta e de muita articulação, persistência, união e confiança do povo missioneiro do Brasil e da Argentina, chegou o momento de comemorar: a ponte internacional Porto Xavier – BR /San Javier- AR agora não é mais sonho, e sim, uma realidade.  O recurso no valor de 81 milhões de reais fora aprovado pela bancada de Deputados Federais Gaúcha na Emenda Impositiva e incluído no orçamento da União para o ano de 2018.

Desde outubro, a Administração Pública Municipal, juntamente com a Associação dos Municípios das Missões vem lutando veemente para a consolidação desta conquista.  De acordo com o Prefeito Municipal de Porto Xavier, Vilmar Kaiser, muitas foram as ações para a concretizam deste sonho, dentre reuniões com Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, a aprovação de um crédito suplementar para contratação do anteprojeto da Ponte Internacional de recursos próprios do Município pelo legislativo porto-xavierense, até a entrega de um dossiê ao Presidente da República, Michel Temer.

Em março, o Deputado Federal, Darcísio Perondi, reuniu-se com o Temer. Entre os assuntos debatidos no encontro, esteve a Ponte Internacional que conectará Porto Xavier, no Brasil à San Javier, na Argentina. De acordo com o parlamentar, “a obra é prioridade brasileira e será construída”.

Para embasar a discussão com o Presidente, o deputado possuía em mãos, um dossiê com todas as informações acerca da obra, preparado pelo Administração Pública Municipal. Impressionado com a farta documentação e com as ricas informações levadas ao seu conhecimento sobre a Rota Jesuítica Guarani e o desenvolvimento que a Ponte trará para a Região Missioneira, Temer comprometeu-se com a obra e trabalhará para que ela saia do papel.

Compromisso este reafirmado, quando a Ponte Internacional integrou as pautas de conversa entre o Presidente do Brasil e o Presidente da Argentina, Maurício Macri, durante a VIII Cúpula das Américas, que reuniu os Chefes de Estado e de Governo de todos os países da América do Sul, Central e Norte em Lima, no Peru.

De acordo com o parlamentar Darcísio Perondi, que participou do diálogo, a construção de um novo elo entre os dois países foi bem vista por Macri. “A receptividade foi das melhores. Macri pensou um pouco e afirmou: “vou impulsionar a ponte”, destacou Perondi.

Nesta semana, o Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul, Ovídio Kaiser, esteve em Brasília e participou de audiências com o Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Valter Casimiro Silveira; e com o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Aloysio Nunes Ferreiras; a fim de acelerar o processo com os técnicos do DNIT e garantir a concretização deste sonho. De acordo com informações repassadas pelo Secretário, caso tudo ocorra conforme planejado, a licitação da obra está prevista para setembro.

O ANTEPROJETO

Em março, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou, por unanimidade de votos, um crédito suplementar, no valor de R$ 402.000,00 (quatrocentos e dois mil reais), para contratação do anteprojeto da Ponte Internacional Porto Xavier-BR / San Javier-AR.

Aos olhos do Prefeito Municipal, Vilmar Kaiser, a unanimidade na votação demonstra a politização dos representantes do Poder Legislativo e o comprometimento suprapartidário com a obra. “Para nós, da Administração Pública Municipal este investimento trará muitos resultados positivos, por isso não tivemos dúvidas na hora de decidir em aplicar recursos do próprio orçamento do município neste grandioso projeto.”, explica Vilmar.

O Anteprojeto, servirá como base para o Processo de Licitação da Obra e do projeto definitivo por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes – DNIT, pelo Regime Diferenciado de Contratação – RDC. “Nele conterá referências fundamentais, como a localização da ponte, sua extensão, a quantidade de pilares, estilo, acessos até ela e a estimativa de custos”, destaca Ovídio Kaiser, Secretário Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul.

Lançado em abril, o atual edital de Licitação para o Anteprojeto da Ponte Internacional, já possui empresas interessadas.  Quem vencê-lo, terá quatro meses para executá-lo. A expectativa da prefeitura, entretanto, é de que o estudo esteja pronto ainda no primeiro semestre.

Há mais de quarenta anos, Porto Xavier juntamente com os demais municípios da região das Missões lutam pela construção de uma ponte com a Argentina. Entre os motivos para justificar a obra, está a dificuldade em desenvolver a região, importante pela produção agrícola, mas distante da Capital e do Porto de Rio Grande, por onde escoa seus grãos.