É assinado contrato para realização do AnteProjeto da Ponte Internacional Porto Xavier-RS / San Javier-AR.

A previsão é de que a empresa Deltacon Engenharias conclua os trabalhos até final de agosto.

Em outubro passado, a Associação do Município das Missões – AMM, protagonizou a maior mobilização da história recente. O motivo? Sensibilizar os senadores e deputados federais a destinar uma emenda impositiva para a construção da Ponte Internacional Porto Xavier-BR / San Javier-AR.

Com o recurso de 81 milhões destinados à obra no Orçamento da União, a região missioneira, em especial, o Município de Porto Xavier, iniciaram uma árdua jornada rumo a concretização deste Projeto contando sempre com o apoio da AMM e de Deputados da Região. Reuniões políticas e reuniões técnicas foram realizadas em Brasilia e Porto Alegre, barreiras foram superadas até a abertura do Processo Licitatório para a realização do Anteprojeto.

Nesta terça-feira (08), no Centro Administrativo da Prefeitura de Porto Xavier, o Prefeito Municipal, Vilmar Kaiser, assinou o contrato para realização do AnteProjeto da Ponte Internacional.  A vencedora do Processo de Licitação, a Deltacon Engenharia, de Porto Alegre, terá quatro meses para executar o estudo de viabilidade, no entanto, a previsão é de que seja concluído até o final de agosto.

No ato, que contou com a presença de autoridades da Região Missioneira Brasileira e Argentina, o Prefeito Municipal de Cerro Largo, Valter Spies, neste ato representando a AMM, destacou o apoio ofertado pelos missioneiros à obra e o impacto que provocará na região. “A AMM trabalha incansavelmente junto à Porto Xavier para a concretização da Ponte, pois, de alguma forma todos nós, seremos beneficiados. Com certeza aumentará, significativamente, o número de turistas e investidores não somente nas Missões, como também nas regiões Noroeste e Alto Uruguai”, salientou Valter.

O Prefeito Municipal, Vilmar Kaiser, em seu pronunciamento, discorreu a cerca das motivações do município arcar com os custos do AnteProjeto da Obra com Recursos Próprios. “Nós somos um município pequeno, mas não podíamos deixar de fazer esse investimento. Deveria ser do governo federal, mas iria demorar mais e, por isto, nós resolvemos bancar”, reforçou o Prefeito.

Ao fazer uso da palavra, o Secretário Geral do Município Argentino de San Javier, Cristian Nunes, firmou o compromisso da Administração na articulação junto as autoridades Argentinas para a concretização desta obra que trará ainda mais avanças à região e fortalecerá a união entre as duas cidades. “Um dos precursores na luta da Ponte Internacional, o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul; e Interlocutor da AMM, Ovídio Kaiser, salientou que há luta pela ponte vem sendo travada há mais de 40 anos e agora avança a passos largos rumo a sua concretização com a conquista da emenda e a realização do Anteprojeto”, salientou o Secretário.

Sonhar é possível quando se traçam metas e objetivos. Vivemos um novo e grande momento na região, as ações voltadas para a Rota Jesuítica Internacional o reconhecimento governamental em todos os níveis respeitando e acatando nossas conquistas nos estimulam para a luta e a superação. Isso tudo está sendo alcançado pelo generoso apoio e o espírito de união de nossas lideranças  políticas e administrativas da Região Missioneira.

Por fim, em seu pronunciamento, Martin Alfredo Beier, representando a Deltacon Engenharia, neste ato, ressaltou a honra e o compromisso da empresa em contribuir para a consolidação deste sonho.

Além da Imprensa Falada e Escrita de Porto Xavier e Região, fizeram-se presentes neste ato também, os Prefeitos dos Municípios de Roque Gonzales, João Haas; Pirapó, Aurí Brandt Kochhann; Mato Queimado, Orlando Thomas; e Caibaté, Amauri Pires da Silva.