PREFEITOS MISSIONEIROS RECEPCIONAM MINISTRO DA SECRETARIA DE GOVERNO, CARLOS MARUN

O encontro e recepção foi realizado em São Miguel das Missões

No dia 20 de setembro, no Hotel Tenondé, em São Miguel das Missões, prefeitos missioneiros recepcionaram o ministro Carlos Marun, para tratativas de demandas de grande importância para o desenvolvimento da região missioneira.

Durante a reunião foram tratados diversos assuntos sobre a região, iniciando com a exibição de um vídeo sobre o Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo e toda a riqueza da terra missioneira, patrimônio cultural da humanidade. Após, foi enaltecido pelo prefeito anfitrião, Hilário Casarin, a suma importância que toda esse patrimônio tem para a história e como ela deve ser valorizada, devendo haver maior investimento no setor turístico de forma a gerar o crescimento econômico da região, citando o projeto PAC CIDADES HISTÓRICAS, no valor de 70 milhões, desenvolvido pela prefeitura municipal junto com o IPHAN, no qual já se tem 5 milhões garantidos no orçamento de 2018 da União. O Ministro manifestou apoio ao projeto, e salientou que havendo uma parte útil fechada do projeto no valor do orçamento garantido para este ano, o montante será liberado para que as obras se iniciem, para que então continue as próximas etapas independentemente.

O coordenador do projeto da Ponte Internacional Porto Xavier/San Javier, Ovídio Kaiser, apresentou o projeto da ponte monumento ao ministro Marun, e solicitou apoio para que o anteprojeto que se encontra em Brasília, no DNIT, seja analisado o mais rápido possível. Carlos Marun, salientou o impacto econômico que a construção da ponte ocasionaria para a região, e se comprometeu a trabalhar junto para que o projeto evolua, garantindo que na próxima semana se reunirá em Brasília com os responsáveis pelo andamento do mesmo.
Ainda foi abordada sobre as obras da BR 392, e demais investimentos para o crescimento da região, com reinvindicações dos líderes municipais das necessidades prioritárias de suas localidades, apoiado pelo ministro da secretaria de governo que garantiu atenção especial aos problemas enfrentados pela região.

Também estiveram presentes na solenidade, o presidente da AMM, prefeito Paulo Peixoto, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, o prefeito de Roque Gonzales, João Haas, o prefeito de Guarani das Missões, Jeronimo Jaskulski, o prefeito de São Nicolau e diretor do Detur, Ricardo Klein, o prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Sartori, o prefeito de Porto Xavier, Vilmar Kaiser e o prefeito de Bossoroca, José Moacir Dutra.

Por Kerly Nasser
AMM/Funmissões