COMITIVA MISSIONEIRA VIAJA À CAPITAL FEDERAL PARA IMPORTANTES AUDIÊNCIAS

No dia 25 junho, a comitiva foi recebida pelo Vice-presidente da República Hamilton Mourão.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul Ovídio Kaiser viajou à Brasília acompanhado do Prefeito de Salvador das Missões Daniel Gosrski, Secretário da AMM- Associação dos Municípios das Missões; Prefeito de São Nicolau Ricardo Klein, que é Diretor do Detur e o Secretário Executivo da Funmissões Marcos Mattos, que com a articulação e intenso trabalho do Senador Luís Carlos Heinze e todo seu gabinete, trataram de diversos assuntos de interesse da Região das Missões.

No dia 25 junho, foram recebidos pelo Vice-presidente da República Hamilton Mourão, onde pediram apoio para a priorização do ante-projeto da Ponte Internacional Porto Xavier/San Javier. O General Mourão assumiu o compromisso de falar esta semana com o Ministro da Infraestrutura Tarcisio Gomes de Freitas para pedir prioridade na aprovação do ante-projeto no DNIT e a inclusão da obra no PAC dos Transportes, além do lançamento da licitação na modalidade RDCI (Regime Diferenciado de Contratações Integrada) dentro do exercício 2019.
Os Prefeitos esclareceram a importância da Ponte, do ponto de vista econômico, citando a instalação do terminal portuário importador/exportador em Santa Ana na Argentina, as margens da Hidrovia Paraná/Paraguai, que vai diminuir em mais de 50% a distância da região de um Porto Exportador e também a questão do ponto de vista turístico uma vez que a Ponte está no coração do 1° Roteiro Turístico Integrado do MERCOSUL que é o "Caminho dos Jesuítas”. O Vice-presidente Mourão afirmou que conhece muito bem a região e reconheceu a importância do projeto e prometeu todo o apoio.
Também estiveram no Gabinete da Secretária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos, solicitando o seu apoio ao projeto da Ponte Internacional, uma vez que recentemente foi apresentado este projeto ao Governador Eduardo Leite que pediu aos seus secretários que priorizassem as ações da região missioneira.

Ainda, a comitiva esteve visitando o Ministro do TCU João Augusto Nardes, que informou ter conhecimento de que um grupo de empresários chineses que estão interessados em investir em nosso estado, especialmente na produção de alimentos, Nardes afirmou que vai indicar a Região das Missões.

E no IPHAN a comitiva foi recebida pela Presidente Katia Bogea, que salientou aos Prefeitos sobre a importância das ações conjuntas dos municípios e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.