PORTO XAVIER CONTARÁ COM AGÊNCIA DA MARINHA DO BRASIL

A agência possuirá um contingente com aproximadamente 20 Marinheiros e um Oficial Comandante.

Foi oficialmente decidido pela Marinha do Brasil, através da Delegacia de Portos de Uruguaiana com o aval do Comando do 5º Distrito Naval da Região Sul, em Rio Grande, que Porto Xavier contará com a 4ª Agência da Marinha do Brasil.

Essa decisão já foi adotada no ano de 2011, quando iniciaram as conversações e tratativas com o Executivo Municipal de Porto Xavier, para a implantação da Agência, destacou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Turismo e Mercosul, Ovidio Kaiser.

A referida Agência tem a finalidade de aumentar a fiscalização do tráfego aquaviário, facilitar o acesso dos proprietários de embarcações ao órgão controlador, com a diminuição das distâncias, servir de suporte ao controle fronteiriço, entre outras funções.

Destacamos, a importância desta Agência para a nossa cidade, a qual possuirá um contingente com aproximadamente 20 Marinheiros e um Oficial Comandante, ocasionando um impacto econômico considerável e principalmente pela segurança dessa fronteira que é desprovida de outras forças federais. Não só Porto Xavier, mas toda a região será beneficiada por extensão, pela proximidade maior do serviço que oferecem.

Para a construção das residências para as famílias dos 20 Marinheiros e Comandante, o Município destinou terreno na área urbana para as futuras obras. Já na área do antigo Quartel de Fuzileiros Navais haverá instalações para a logística da Agência e atendimento ao público.

O Prefeito Vilmar Kaiser, falou da importância da Agência em Porto Xavier: “O município terá um grande avanço com a implantação da Agência, serão aproximadamente 20 famílias que irão residir em Porto Xavier, beneficiando o comércio local. Teremos um ganho substancial com as visitas e os serviços que a Agência prestará para toda a região, serão 118 municípios que virão à Porto Xavier realizar legalizações e carteiras profissionais. Estamos comemorando a instalação da Marinha do Brasil em Porto Xavier” destacou o Prefeito.