Empossados Prefeito e Vice de Porto Xavier

Tomaram posse na sexta-feira, 01 de janeiro de 2021, na Câmara de Vereadores de Porto Xavier.

O prefeito eleito, Gilberto Menin, e o vice, Osmar Steinbrenner, tomaram posse na manhã de sexta, 01 de janeiro de 2021, na Câmara de Vereadores de Porto Xavier, quando ocorreu a Sessão Solene que instaurou os procedimentos legais necessários para o ato e prestado compromisso solene pelos novos representantes do Poder Executivo.

A Cerimônia foi fechada ao público em decorrência dos protocolos de prevenção ao Covid. Logo após, Prefeito e Vice, já empossados, dirigiram-se à sede da Prefeitura para composição da nova equipe de governo. Nesse sentido, objetivando eficiência e economia, Gilberto e Osmar nomearam apenas quatro secretários municipais: Igor Steinbrenner como Secretário de Administração e de Coordenação e Planejamento; Ovídio Kaiser como Secretário de Turismo e Mercosul; Fabiana da Veiga como Secretária de Saúde; e Elder Weber Schropfer como Secretário de Obras e Infraestrutura e de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.

Em seu discurso de posse o prefeito Menin expressou sua satisfação em poder trabalhar por Porto Xavier e que seu governo será humanitário e de resultados, agradeceu o empenho, dedicação e confiança de todos, falou em unicidade ao afirmar que “a partir de agora somos todos um só – Porto Xavier” e manifestou sua intenção de se dedicar em prol do desenvolvimento do Município e cobrar da sua equipe de governo empenho e eficiência na administração pública. Também pediu a toda comunidade envolvimento e participação pois, em suas palavras, “toda conquista será dos 11 mil habitantes do nosso Município”.

Dentre as metas de gestão 2021/2024 cita-se: aperfeiçoar e qualificar o serviço público; gerir rigorosamente os recursos para garantir economia e aumento de repasses a fim de aplicar em obras e programas sociais; viabilizar a pavimentação de todas as ruas da cidade e iniciar pavimentação em comunidades rurais; gerar emprego, renda e oportunidades; dar atenção especial à infraestrutura pública das comunidades do interior; valorizar as empresas locais; possibilitar uma educação inclusiva e de qualidade; ampliar os atendimentos na saúde; valorizar as pessoas a partir da disponibilização de capacitação pessoal e profissional; tornar o Município referência em turismo e desenvolvimento.

A transmissão de cargo por parte do ex-prefeito ao prefeito eleito e ao vice ocorreu no dia anterior, 31 de dezembro de 2020, no Gabinete, oportunidade em que foi relatada brevemente a situação do Município, e entregue Relatório Circunstanciado com informações relativas a recursos humanos, dívida ativa, ações da Procuradoria Municipal, inventário de bens e os relatórios financeiros, no qual consta em caixa, de recurso livre, o saldo de R$ 285.243,50 (duzentos e oitenta e cinco mil duzentos e quarenta e três reais com cinquenta centavos).