MUNICÍPIO DE PORTO XAVIER ESTUDA IMPLANTAÇÃO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS

Representando o Município de Porto Xavier, o Vice Prefeito Osmar Steinbrenner e o Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul, Sr. Ovidio Kaiser, realizaram, no dia 06 de abril, visita ao 11º Batalhão de Bombeiros Militares, de Santo Angelo, onde foram recebidos pelo Major Alexandre Sorio Junior, Comandante do 11º BBM, e Pelo Capitão Silvano, coordenador do Projeto Bombeiros Voluntários.
Essa visita foi encaminhada a partir de um estudo para instalação de um Corpo de Bombeiros Voluntários no Município de Porto Xavier, haja vista que o município não atende os requisitos mínimos necessários para sediar um Corpo de Bombeiros Militar.
Muito se debateu sobre a importância de se ter um Corpo de Bombeiros em Porto Xavier, bem como, o funcionamento de um Corpo de Bombeiros Voluntário. É estratégica a disponibilização desses serviços em Porto Xavier pois o nosso Município é o mais afastado de qualquer Corpo de Bombeiros Militar na região.
O Comando ofereceu apoio à implantação do Corpo de Bombeiros Voluntários, tanto na organização, treinamento e capacitação de pessoal voluntário. Na oportunidade também houve o indicativo de o 11º Batalhão doar aos Bombeiros Voluntários de Porto Xavier um caminhão Scania 711 e equipamentos de proteção individual aos integrantes do Corpo de Bombeiros local. Oportunamente será realizada uma reunião com a comunidade porto-xavierense, com a presença do Comando Regional, momento em que será esclarecido sobre a importância da instalação desse voluntariado no município, suas funcionalidades e demais informações úteis.
O Executivo já encaminhou ao 11º BBM ofício solicitando estudo de implantação e manifestando interesse e disponibilidade para celebração de convênio com o Estado.