O MEL COMO UMA DOCE ALTERNATIVA

No final da tarde de ontem, 07 de julho de 2021, nas dependências do Auditório da Assistência Social de Porto Xavier, ocorreu a palestra “Produção, beneficiamento e comercialização do mel”, ministrada pelo Senhor Juscelino Francisco Gonçalves, membro do Conselho de Administração da Alibem, e pelo Senhor Samuel Marczewski Gonçalves, Gerente Geral da Maxbem.

A atividade contou com a presença de muitos agricultores e apicultores interessados, além de várias lideranças locais: Gilberto Domingos Menin, Prefeito; Elder Weber Schropfer, Secretário Municipal da Agricultura; Ademir Schillreff, Presidente do STR; Cristiane Ferrioli, extensionista do escritório da EMATER local.

O Prefeito Menin, em sua manifestação, expressou a importância e a força da agricultura no Município de Porto Xavier, que é uma das principais alternativas de geração de renda e dinamismo econômico local. Em suas palavras, “todo o lucro que o agricultor ganhar vai girar no Município e retornar pra todos nós. Nossa meta de administração, nesse mandato é a agricultura. Já temos recursos sobrando graças a um rígido controle administrativo e financeiro e poderemos fazer investimentos pesados na agricultura. Por isso, precisamos discutir projetos e ideias pra começar a fazer esse investimento”.

É nesse sentido que a Prefeitura estabeleceu essa parceria com a ALIBEM e MAXBEM, para avançar na produção e comercialização do mel em Porto Xavier, sendo proposto pela empresa a instalação de um sistema de integração para compra do mel produzido no Município, como uma alternativa de diversificação produtiva e garantia de comercialização da produção local, estimulando apicultores a ampliarem sua produção e agricultores a fazerem a instalação dessa atividade em suas propriedades. É um sistema produtivo muito interessante, uma vez que pode ser consorciado com outras culturas.