EXECUTIVO ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO COM CORPO DE BOMBEIROS

No dia de ontem, 13 de julho, a Prefeitura de Porto Xavier, através do Prefeito Gilberto Menin e o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, por meio do 11º BBM de Santo Ângelo, representado pelo Comandante Ten. Coronel Venturella, assinaram Termo de Cooperação objetivando a formalização da cooperação técnica e execução de Serviço Civil e Auxiliar de Bombeiro (SCAB) no padrão misto.

Essa iniciativa possibilitará a implementação e o desenvolvimento dos serviços de combate a incêndios, busca e salvamento, atividades de defesa civil e ações pedagógicas de prevenção contra incêndio, assim que os tramites administrativos necessários autorizarem a instalação desse SCAB no município, adotando um conjunto de medidas que permita uma doutrina única de capacitação e qualificação ao Serviço Civil e Auxiliar de Bombeiro, bem como o aprimoramento da capacitação de resposta aos chamados de emergência e a otimização dos serviços prestados à população.
Isso porque a demanda para atendimento de combate a incêndios, bem como de qualquer emergência, deve ser imediata, o que nesse momento não ocorre em decorrência do tempo de deslocamento da equipe de atendimento de São Luiz Gonzaga até o município.

Em sua manifestação o Prefeito Menin esclareceu que o debate sobre a organização dos bombeiros voluntários em Porto Xavier se iniciou há mais de dois anos. “Com a experiência e o apoio dos Bombeiros Militares, precisamos fazer acontecer essa iniciativa aqui, da qual a Prefeitura será parceira. Agradeço imensamente a todas as lideranças locais pelo apoio, o que sem dúvidas garantirá o sucesso dessa iniciativa, em especial aos Srs. Osmar e Ovídio, que realizaram as primeiras visitas e tratativas. Será um serviço em benefício de todos e com a participação da comunidade, elevando nosso espírito colaborativo”.

O Ten. Coronel Venturella agradeceu à Administração Pública Municipal por esse momento, parabenizando a todos pela iniciativa que entregará à comunidade um serviço mais rápido no atendimento que a população precisa. Segundo o Tenente, os SCAB estão previstos para municípios com menos de 15 mil habitantes. “Na parceria que hoje se celebra, está previsto o repasse de equipamentos e treinamento com base nas orientações internacionais de atuação em emergências, por parte do Corpo de Bombeiros Militar. Esse primeiro atendimento é fundamental para toda a comunidade. Parabéns e muito obrigada, Prefeito, por beneficiar a todos. O Corpo de Bombeiros está sempre a disposição de todos, sempre pensando em melhor atender toda a população”.

O ato também contou com o relato das experiências e da organização das iniciativas de SCAB de Cerro Largo e Santo Cristo, nessa nobre atividade de salvar patrimônio e vidas.

Fizeram-se presentes o Prefeito Gilberto Menin; o Vice-Prefeito Osmar Steinbrenner; o Presidente da Câmara de Vereadores, Adão Moreira da Silva e os Vereadores Alberto da Veiga Ferreira, Jeroni Krewer e Cleomar Trachynski; o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul, Ovidio Kaiser; o Secretário Municipal da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Elder Weber Schropfer; o Comandante do 11º BBM, Tem. Coronel Rafael Barcellos Venturella; os integrantes do 11º BBM Capitão Silvano, Sgto Juliano, Sgto Leiria; os integrantes do 2º Pelotão de Bombeiro Militar de São Luiz Gonzaga, Tenente Vandré e Sgto Klug; o Presidente da Associação de Bombeiros Voluntários Cerro Largo, Arsênio Hackler; o Presidente da Associação de Bombeiros Voluntários Santo Cristo, Gabriel Mallmann Noschang; representantes da Brigada Militar e da Polícia Civil; lideranças e autoridades locais.