PREVENÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA


No dia 20 de julho de 2021 ocorreu importante reunião entre os Agentes de Endemias de Porto Xavier e o Sr. Thomas Menegazzi, Médico Veterinário da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde.
O tema do encontro foi as medidas preventivas necessárias e a importância de alertar a população sobre a entrada da febre amarela em território gaúcho pela divisa com Santa Catarina e pelo Litoral. Por isso, deixa-se, desde já, um apelo à população de que se for avistado um bugio, vivo ou morto, o fato deve ser imediatamente comunicado aos Agentes de Endemias.
É importante que a população compreenda que o bugio não é o transmissor da febre amarela, apenas o portador sentinela, pois se estiver contaminado muito provavelmente irá morrer, dando assim um alerta da presença da doença naquele perímetro. O transmissor é o mosquito aedes aegypti, motivo pelo qual é extremamente importante eliminarmos os focos de água parada, para o que a Administração Pública e os Agentes de Endemias, contam com a colaboração de toda a comunidade.