AMPLIAÇÃO DA COLETA DE LIXO EM PORTO XAVIER


Atendendo a demanda local, o CRESU – Consórcio de Resíduos Sólidos, do qual Porto Xavier faz parte, contratou em caráter emergencial uma empresa para realizar a coleta seletiva no município cinco dias na semana. A vencedora do processo licitatório, que começará a fazer o recolhimento no dia 08 de junho de 2021, foi a empresa Força Gaúcha, com sede no município, que fará também a coleta nos demais municípios integrantes do Consórcio: Pirapó, Dezesseis de Novembro e São Nicolau.
Aqui em Porto Xavier a coleta acontecerá de segunda a sexta-feira, sendo LIXO ORGÂNICO nas segundas, quartas e sextas e LIXO RECICLÁVEL nas terças e quintas. A área de cobertura da coleta é a zona urbana, sendo os Bairros: Centro, São Francisco, Cruzeiro, Nova Esperança, Floresta e Progresso. O lixo reciclado será processado na central de triagem da empresa, sita às margens da BR 392, nas proximidades da cidade.
Para o Prefeito Menin, trata-se de uma excelente notícia para o Município, pois os munícipes poderão aperfeiçoar a seleção do lixo nas suas residências, a cidade permanecerá limpa, é um ganho econômico pro Município ao diminuir volume de rejeitos encaminhados ao aterro sanitário, bem como uma estratégia de desenvolvimento ao oportunizar postos de trabalho e, possivelmente, futura destinação desses recicláveis para artesanato e reaproveitamento, gerando renda na e para a comunidade.