Censo Agropecuário iniciou hoje em Porto Xavier

Prefeito esteve presente no encerramento dos treinamentos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou na segunda-feira (25), estendendo-se até o dia 28 de setembro, os treinamentos dos recenseadores que atuarão na coleta de dados para o Censo Agropecuário 2017. Com sede em Porto Xavier, e abrangendo as cidades de Roque Gonzales e Porto Lucena, são 12 recenseadores atuando, quatro por Município.

Na qualificação, os recenseadores aprenderam a definição dos conceitos do censo, quais os procedimentos que terão que adotar em campo para identificação dos estabelecimentos agropecuários, como aplicar o questionário eletrônico, o planejamento do roteiro de trabalho e como manusear o equipamento (computador) que estarão usando, entre outras questões.

O Prefeito Municipal Vilmar Kaiser, esteve visitando a sala do IBGE, na última quinta-feira (28/09), onde conversou com os recenseadores dos municípios que pertencem a Sede que está locada em Porto Xavier.

Conforme a responsável pela agência do IBGE em Porto Xavier, Valquíria Maria Both, após o treinamento os agentes iniciaram os trabalhos nesta segunda-feira (01/10).

A coleta de dados para o 10º Censo Agropecuário do IBGE ocorrerá ao longo de cinco meses, com término previsto para o dia 28 de fevereiro de 2018. Durante esse período, os recenseadores irão visitar os estabelecimentos agropecuários nos municípios. Os resultados do censo devem começar a ser divulgados pelo IBGE em 2018.