Ponte Internacional deve ser votada entre as prioridades no orçamento 2018

AMM segue confiante e mobilizada pela Ponte Porto Xavier/San Javier

Até a próxima terça-feira (17) os deputados irão votar as prioridades que serão contempladas no orçamento 2018. E a região das Missões estará novamente representada no Congresso Nacional.

A força e determinação do povo missioneiro, mais uma vez foi exaltada com louvor. Na noite de terça-feira (10/10), mais de 40 representantes da região das Missões, incluindo prefeitos, vereadores, secretários municipais, imprensa e deputado estadual, apresentaram para a bancada federal gaúcha o projeto da Ponte Internacional Porto Xavier (Brasil) e San Javier (Argentina). A comitiva missioneira não apenas pediu aos parlamentares para que elencasse o pleito para o orçamento de 2018, mas também contextualizou que, conforme apontam as características do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), técnica e economicamente Porto Xavier é o melhor local para receber o empreendimento.

Antes da reunião da bancada gaúcha a comitiva missioneira, liderada pelo presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) Brasil Antonio Sartori, e pelo diretor do Departamento de Turismo (Detur), Ricardo Klein, teve uma reunião preliminar no plenário 11 da Câmara dos Deputados, que contou com a presença dos deputados federais Darcísio Perondi, Cajar Nardes e Jerônimo Goerguem, além do deputado estadual e presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, Eduardo Loureiro, que sempre defendeu as lutas da AMM, em especial a instalação da ponte na região das Missões.

Agenda dos Representantes Missioneiros

Durante o dia de segunda-feira (09) e terça-feira (10), representantes da região das Missões percorreram todos os gabinetes buscando voto dos parlamentares, e entregando um documento completo com todas as informações, sobre o projeto da PONTE Porto Xavier/San Javier. Numa verdadeira peregrinação no Congresso Nacional, os missioneiros carregavam, com muito orgulho, uma faixa com foto do projeto da nova concepção da ponte e com uma frase que demonstra o sentimento que move as lideranças missioneiras: AS MISSÕES CONFIAM NA BANCADA GAÚCHA! O prazo para a bancada indicar as emendas impositivas é até o dia 20/10.

Audiência com Deputados da Bancada Gaúcha

As votações das prioridades que serão contempladas em emendas de bancada no orçamento de 2018, cujas propostas de diferentes regiões do RS foram oficialmente apresentadas à bancada gaúcha na última terça, devem ser definidas e anunciadas até a próxima terça-feira (17/10). O projeto da Ponte Internacional Porto Xavier/San Javier foi apresentado pelo presidente da AMM e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Sartori, e pelo secretário Executivo do Detur, Marcos Mattos, cercado de toda a comitiva da região das Missões.

Presidente da Comissão Binacional Pró-Ponte Porto Xavier/San Javier, Prefeito Vilmar Kaiser, salientou que as perspectivas são muito positivas. “Sempre que há mobilização e união, as chances de êxito são maiores. Estamos confiantes e empenhados para que, depois de mais de 50 anos, este sonho se torne realidade”, evidenciou Kaiser, que é prefeito de Porto Xavier.

COMITIVA MISSIONEIRA

Integraram a Comitiva Missioneira, representando Porto Xavier, o Presidente da Comissão Binacional Pró-Ponte Porto Xavier/San Javier, Prefeito Vilmar Kaiser; o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul, Ovídio Kaiser, e os vereadores, Edio Eckerleben, Eliomar Kretchmmer e Paulo Rogério Zilli.