BULLYING: mais do que uma brincadeira sem graça!

Encontros serão realizados nas Escolas do Município


Os excessos nas brincadeiras entre colegas na escola, confundidos por muitos como situações típicas da idade, têm uma face cruel para as vítimas das ofensas. Mas o fenômeno, que atualmente vem ganhando notoriedade, não é recente em nível mundial, uma vez que os primeiros estudos acerca do tema datam de 1982, quando, na Noruega, noticiou-se o suicídio de três adolescentes, havendo notícia de que tal ato foi consequência da violência sofrida por estes, decorrente de seus pares.

Em termos amplos, a prática do BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, realizadas de forma voluntária e repetitiva, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outros que se encontram impossibilitados de fazer frente às agressões sofridas. O BULLYING é caracterizado por diversos atos de agressão e desrespeito, a exemplo da forma FÍSICA (tapas, beliscões e chutes); VERBAL (apelidos, insultos); MORAL (intimidações, ameaças, fofocas); SEXUAL (assédios e abusos).

Seja no ambiente familiar, seja na escola ou em sociedade, é preciso prestar muita atenção no comportamento das crianças e dos adolescentes, a fim de se buscar um diagnóstico precoce tanto da vítima quanto do autor do BULLYING, com vistas à minimização das suas deletérias consequências.

Nesse passo, com o objetivo de abordar a fundo o tema em questão, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação lança o projeto “CATA-VENTO - BULLYING não é brincadeira!”, por intermédio do qual profissionais das mais diversas áreas relacionadas à defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes estarão realizando encontros nas escolas de Porto Xavier em julho de 2017, com o seguinte cronograma de atividades:

Julho 2017

Data

Escola

Localidade

04/07 (terça-feira)

Esc. Est. João Manoel Correa

Linha Secção D Alta

05/07 (quarta-feira)

CIEP

Cidade

11/07 (terça-feira)

Esc. Mun. Dona Irene Feier

Linha Primeira

12/07 (quarta-feira)

E.M.E. I. Sonho Encantado

Cidade

18/07 (terça-feira)

I.E.ESão Francisco Xavier

Cidade