Confira tudo que aconteceu durante a “1ª Semana Cultural de Porto Xavier”.

Evento promovido pela Prefeitura Municipal, juntamente com o SESC, foi patrocinado pela Enel CIEN e contou com diversas atrações.


Na última semana, iniciou-se as programações da “1ª Semana Cultural” de Porto Xavier, evento que contou com a unidade móvel de recreação e lazer do Serviço Social do Comércio – SESC-, a RecriArte.  As programações iniciaram na última quarta-feira, dia 16, e estenderam-se até sábado, dia 19, momento no qual a comunidade porto-xavierense deslocou-se até a Praça Ferdinando Albino Wendt para prestigiar o Show de Talentos.

O evento é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o SESC de São Luiz Gonzaga, sendo patrocinado pela empresa de geração e distribuição de energia, Enel CIEN.  Confira abaixo o que aconteceu durante os três dias de programação:

 

1º DIA

Na quarta-feira, dia 16, aconteceu a abertura oficial da “1ª Semana Cultural” de Porto Xavier.  Durante sua fala, o Prefeito Municipal, Vilmar Kaiser, destacou a importância de ações que fomentem a difusão da cultura e que proporcionem lazer à comunidade porto-xavierense, bem como utilizou o espaço para parabenizar o município pelo aniversário de emancipação política-administrativa. “Ontem, dia 15 de maio, Porto Xavier completou 52 anos de emancipação política-administrativa, como gestores nos cabe parabenizar a todos os munícipes e a todos aqueles que a sua maneira, auxiliaram na construção de nossa história”, salientou o Prefeito.

Com a palavra, o senhor Evandro Kieffer Moreira, gerente do SESC de São Luiz Gonzaga, destacou a boa relação desenvolvida com o município e já adiantou que, em maio de 2019, a Unidade Móvel de Saúde Preventiva do SESC, estará em Porto Xavier. “Queremos em 2019, além de proporcionar momentos de cultura e lazer, oportunizar aos porto-xavierenses a realização de diversos exames, tais como: mamografia, ultrassons, citopatológico do colo do útero, testes rápidos, dentre outros; que viram a contribuir com o andamento da Saúde local.”, salientou Moreira.

Fechando os pronunciamentos oficiais, o senhor Samuel Cardoso, analista ambiental da empresa de distribuição e geração de energia, Enel CIEN, comentou sobre sua satisfação em conhecer Porto Xavier e pontuou os cuidados necessários, os quais devemos ter com o meio-ambiente, bem como discorreu acerca das energias renováveis.

Antes da abertura oficial, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS -, realizou nas dependências do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal, uma mesa redonda sobre o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Participaram deste inciativa os Assistentes Sociais, Ana Paula Schnorr Gottardo e Maiquel Josef Schulz; a Médica, Nelida Rosa Zorzan da Luz; as Conselheiras Tutelares, Ivaneila Aparecida Schropfer e Cristiane Bohnenberger Pereira; a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Iodete Terezinha Guedes Kaiser; o Prefeito Municipal, Vilmar Kaiser; e a Promotora de Justiça, Ecléia Silvani Deuschle.

Durante o dia, foram apresentadas duas peças teatrais: “Conservando a Água e a Amizade” e “Sumiço da Consciência”, ambas tendo como norteador a temática meio-ambiente. Ainda na quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde, esteve presente com um estande na Praça Ferdinando Albino Wendt. No espaço, realizou-se testes rápidos, como o de glicose; verificação de pressão; vacina contra a influenza; e prestou-se informações a população, quando solicitado.

 

2º DIA

Na quinta-feira, dia 17 de maio, as atividades da Semana Cultural voltaram-se ao universo do escritor passo-fundense, Pablo Morenno.  As obras do autor foram estudadas na Rede Municipal de Ensino, neste primeiro trimestre letivo de 2018.

Os trabalhos com as histórias de Morenno, são uma das iniciativas previstas no projeto de incentivo à leitura, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto no ano de 2018. Por isto, os alunos das sete escolas que integram a Rede Municipal de Ensino dialogaram com o autor e mostraram-lhe suas visões a respeito de seu universo, por meio de apresentações artísticas e culturais.

De maneira interdisciplinar e descontraída, Pablo Morenno recorda histórias de sua infância, canta, dialoga de uma maneira bastante intimista e pessoal com os jovens e crianças. Todo este esforço para conectar-se ao seu público tem um motivo: conscientizar sobre a importância da arte e leitura na vida de quem lhe ouve.

Neste dia também, as Escolas aproveitaram sua visita a praça para expor os trabalhos feitos a partir da obra de Morenno e para usufruir o Parque de Brinquedos Infláveis, os Jogos de Tabuleiro Gigante e o Espaço Kids, todos organizados pelo SESC.

3º DIA

No sábado, dia 19 de maio, aconteceu o “1º Show de Talentos”, concomitante a “1ª Mostra e Brique Cultural”, ambas as atividades integram a programação do último dia da “1ª Semana Cultural” de Porto Xavier.

O “1º Brique Cultural” foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, juntamente com as Secretarias Municipais de Agricultura, Abastecimento, Meio-Ambiente; e Assistência Social e Habitação; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Coopercana; Cresol; Coopax; Sicredi; SENAR; Centro de Artes Elci Corrêa Chaves; e EMATER. A ideia do “Brique” é proporcionar aos pequenos produtores de Porto Xavier, um espaço para que a comunidade conheça seus produtos, deguste-os e também os compre. 

Compartilhando esta linha de pensamento, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, aproveitou a oportunidade e montou um estande para mostrar à comunidade, o que se aprende nos cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR. O ambiente era variado, enquanto um grupo de senhoras oferecia bolos, empadas, pão de mel aos porto-xavierenses que por ali passavam; outro grupo comercializava santas de jornal, panos de prato customizados e pintados, dentre outros artesanatos também aprendidos por meio dos cursos.

Enquanto os visitantes visitavam os Estandes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, do Centro de Artes Elci Corrêa Chaves, das Cooperativas (Coopax, Coopercana, Cresol) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais; paralelamente no palco principal, a carreta RecreArte, acontecia o “1º Show de Talentos” de Porto Xavier, que contou com a presença das Escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino, CTG Corredor Missioneiro, Coral Municipal “Companhia do Som” e demais artistas locais.

No mais, cabe salientar que aconteceu uma mateada, patrocinada pela “Ervateira Verde Real”. Além disto, as Rádios Navegantes e Amizade FM, realizaram a cobertura do evento, bem como transmitiram sua programação ao vivo, diretamente da Praça Ferdinando Albino Wendt, no sábado à tarde.