Consulta Popular bate recorde de votação

Em Porto Xavier, foram mais de 1.200 votos na Consulta Popular 2018/2019

A Consulta Popular – CP - é um instrumento de participação da comunidade, que define parte dos investimentos que constarão no Orçamento do Estado. Anualmente, o governo fixa o valor que será submetido à deliberação da população. A quantia é distribuída entre as regiões de acordo com critérios como quantidade de habitantes e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico –Idese-.

Em Porto Xavier, a CP 2018/2019 teve recorde de votação. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul, foram computados 1.994 votos ao longo dos três dias de votação, ocorridos entre 26 e 28 de junho, que contribuíram para tornar o Conselho Regional de Desenvolvimento – COREDE Missões, o 6º mais bem votado, dentre os 28 existentes no Estado.

Das prioridades municipais disponíveis para votação, estavam “apoio e recuperação de estradas vicinais”, “reaparelhamento dos órgãos de segurança” e “Saúde da Família – Aquisição de Veículo”. Com 1.125 votos, ajudamos a tornar a demanda de “apoio e recuperação de estradas vicinais” a 4º mais votada da região, assim como nossos 241 votos, contribuíram para “o reaparelhamento dos órgãos de segurança” tornar-se a 9º demanda mais votada. Das três, apenas a demanda “Saúde da Família – Aquisição de Veículo” não ficou entre as dez mais votadas na Região.

(subtítulo) Recorde de votação também no Estado

O Rio Grande do Sul também quebrou seu recorde de votação este ano. A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão –SPGG- computou 795 mil votos, o maior número registrado na história do Estado. Ao todo, foram escolhidos 111 projetos, todos previamente definidos em assembleias, como prioritários pela população nas 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), que representam os 497 municípios do estado.

Neste ano, o governo do Estado definiu verbas de R$ 80 milhões para os projetos, valor 33% a mais do que foi distribuído no ano passado (R$ 60 milhões).