Programa “A União Faz a Vida” promove espetáculo teatral.

Dirigida por Daniel Colin, a peça “Qual vai ser” foi apresentada aos estudantes da rede municipal de ensino.

Na última quinta-feira (10), a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, juntamente com a Sicredi União, por meio da Fundação Sicredi e Ministério da Cultura (Lei Rouanet), realizaram no município de Porto Xavier, para os estudantes das escolas municipais, a peça teatral “Qual Vai Ser”.

Com texto de Dedé Ribeiro e direção de Daniel Colin, o espetáculo mistura as linguagens de stand-up comedy e teatro físico, para contar a história de um jovem que muda a vida da família e da cidade a partir dos encontros e descobertas que faz. Os temas de educação financeira, empreendedorismo e cooperativismo aparecem dentro de sua aplicação cotidiana, sem um formato didático, fazendo com que os personagens tenham grande empatia com o público jovem.

Segundo Tânia Pires de Almeida, Assessora de Programas Sociais da Sicredi União RS, a iniciativa é muito importante para o público jovem. “A peça proporcionou aos alunos reflexão sobre o tema e oportunidade de experimentar a cultura teatral, restrita a grandes municípios, uma vez que os atores interagiram com o público. Com isso a Cooperativa exerce o 5º e 7º Princípios do Cooperativismo: Educação, Formação e Informação e Interesse pela comunidade”, afirmou.

Após os espetáculos, os atores da peça, proporcionaram aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis, uma entrevista coletiva, a qual contemplou perguntas e questionamentos da vida teatral, como surgiu o grupo, como os atores iniciaram sua caminhada no teatro. Esta entrevista fez parte da expedição investigativa do Projeto que os alunos estão realizando com o Programa A União Faz a Vida.