“Inclusão” foi tema de palestra para profissionais da rede municipal de ensino

Em sua fala, a médica Nélida Rosa Zorzan da Luz abordou a importância de ressignificar e revisitar as concepções atribuídas ao termo “educação”.

Além dos projetos que incentivam à leitura, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, em 2018, vem apostando nas formações continuadas para os profissionais que atuam na área da educação. Com temáticas diversificadas, as capacitações objetivam qualificar ainda mais nossos educadores para os desafios cotidianos da profissão.

Na quinta-feira, 14 de junho, no Salão de Atos do Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier, a médica Nélida Rosa Zorzan da Luz ministrou uma palestra direcionada à inclusão.

Ao abordar a inclusão, a médica destaca a importância dos profissionais da educação em buscar informações sobre as deficiências, para consequentemente saber de que forma trabalhar com os alunos, e principalmente, despir-se de preconcepções e em suas palavras “abraçar a causa”. “Para falar sobre inclusão escolar é preciso repensar o sentido que se está atribuindo à educação, além de atualizar nossas concepções e ressignificar o processo de construção de todo o indivíduo, compreendendo a complexidade e a amplitude que envolve essa temática", destaca Nélida.

Em seu pronunciamento, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Iodete Terezinha Guedes Kaiser, explanou acerca do trabalho que será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e demais parceiros, juntamente com a médica Nélida. Ainda, a Secretária destacou a necessidade de comprometer-se e sensibilizar-se com esta causa. “Mais do que amplamente discutir a respeito, precisamos nos unir para de fato tornar a inclusão efetiva, não apenas em nossas escolas, mas em nossa sociedade”, destacou Iodete.