PREFEITURA ARTICULA APOIO DA SOCIEDADE CIVIL E ENTIDADES PARA O PROJETO BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS


Na manhã do dia 13 de abril, Integrantes da GABMIL, representantes da sociedade civil e da Brigada Militar, brigadianos aposentados, juntamente com representantes do Executivo, o Presidente da Câmara de Vereadores, Adão Moreira Silva, e o Excelentíssimo Sr. Prefeito Gilberto Menin, realizaram uma reunião no Gabinete do Prefeito para discutirem a possibilidade de constituição de uma Associação de Bombeiros Voluntários no Município de Porto Xavier.
Durante a reunião foi explanado aos presentes sobre os encaminhamentos já tomados pelo Executivo, como a solicitação de estudo preliminar de instalação do Corpo de Bombeiros Voluntário no Município e as visitas aos Bombeiros Voluntários de Santo Cristo e Cerro Largo e ao 11º BBM de Santo Ângelo, sendo que este já sinalizou a disponibilidade de doação de um caminhão e equipamentos de proteção individual para os voluntários.
Os presentes também puderam entender o que é ser Bombeiro Voluntário e como se operacionaliza o Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro. Toda a comunidade se beneficiaria com essa iniciativa, em especial empresas e comércio local, haja vista redução no preço dos seguros prediais e residenciais e a disponibilidade de pessoas treinadas em primeiros socorros e atuação em emergências presentes na comunidade, quiçá dentro da própria empresa.
A intenção desse encontro inicial foi a de averiguar o interesse e disponibilidade de participação de outras entidades e da sociedade civil para que efetivamente possa acontecer essa ideia de instalação de um Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro – SCAB, no município de Porto Xavier. Nesse sentido, todos os presentes manifestaram sua disponibilidade de participarem da organização e referendaram a importância dessa iniciativa.
Agora o Executivo aguarda retorno do Governo do Estado com relação ao convenio. Na sequência haverá a mobilização da sociedade civil e a constituição de uma Associação sem fins lucrativos, responsável pela gestão da atividade dos Bombeiros Voluntários de Porto Xavier.
Desde já os cidadãos porto-xavierenses estão convidados a se voluntariarem.
Participaram da reunião:
Gilberto Menin, Prefeito
Adão Moreira Silva, Presidente da Câmara de Vereadores
Osmar Steinbrenner, Vice-Prefeito
Ovidio Kaiser, Secretário Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul
Igor Steinbrenner, Secretário Municipal de Administração
Junior Garcia, Secretário Municipal de Coordenação e Planejamento
Gilberto Kaiser, Soldado da Brigada Militar
Tarcísio Schillreff, Tenente aposentado da Brigada Militar
Paulo Krendoski, Soldado aposentado da Brigada Militar
Itacir Colombo, Presidente da GABMIL
Paulo Richter, tesoureiro e contador da GABMIL