PREFEITURA DE PORTO XAVIER DECRETA OFICIALMENTE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR CONTA DA ESTIGEM

Nesta quarta-feira (25), o Prefeito Gilberto Menin assinou o decreto de n° 3.633/2023, que estabelece oficialmente situação de emergência no município devido à estiagem. O documento passa a vigorar por 180 dias a partir de hoje, 25 de janeiro.

Com o documento em vigor, Porto Xavier poderá ter acesso a formas mais efetivas e ágeis para aquisição de bens para o enfrentamento da crise hídrica. Além disso, o documento permite que os produtores afetados possam obter adesão a seguros agrícolas e negociações de dívidas.

Conforme o decreto, a situação de emergência se faz necessária devido a redução das precipitações pluviométricas nos últimos meses, com a ausência de chuvas, que causaram o comprometimento dos recursos hídricos locais. A falta de chuvas expressivas comprometeu as safras das culturas do município, bem como o abastecimento de água potável. Destaca-se que os impactos da falta de chuva afetam direta e indiretamente todos os setores socioeconômicos do município.