Definida programação para Semana da Pátria

Programação se estende entre os dias 01/09 a 07/09

Dia 1º de Setembro - Domingo
8h30min: Acendimento do Fogo Simbólico no Cemitério Municipal, no túmulo do cidadão e Ex-Secretário Municipal de Obras, Vilmar Martins Sebastiani, (Homenagem Póstuma a todos os porto-xavierenses que prestaram serviços a Pátria (Porto Xavier), e que hoje estão na eternidade).
Condução do Fogo pelos atletas da Escolinha São Francisco Xavier.
9h: Chegada do Fogo Simbólico na Praça Ferdinando Albino Wendt e acendimento da Pira da Pátria
- Hasteamento das bandeiras:
- Bandeira Nacional: Vice-Prefeito Fábio Bratz.
- Bandeira Estadual: Comandante da Brigada Militar Sgtº Miguel Garcia.
- Bandeira Municipal: Dirigente do Conselho Municipal de Desporto, Fernando da Silveira.
- Bandeira do Mercosul: Secretário do Desenvolvimento, Turismo e Mercosul, Iro Luiz M. da Veiga.
Abertura - Discurso do Vice-Prefeito Fábio Bratz
- Participação da Escola Municipal de Educação Infantil Sonho Encantado, Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier e Escola Estadual de Ensino Médio Cel. Antonio Fioravanti.
- Mensagem sobre a importância do Esporte para a Saúde.
- Sorteio de uma bola entre os atletas da Escolinha São Francisco Xavier, participantes da Condução do Fogo.
- 1° Passeio Ciclístico, com apoio da Loja Quero-Quero, Rádio Amizade FM e CMD, com sorteio de uma bicicleta entre os participantes.
17h: Arriamento das Bandeiras a cargo dos servidores da Prefeitura Municipal, e deslocamento do Fogo Simbólico pela Brigada Militar.
Dia 05 de setembro - Quinta-feira - Dia da Mocidade
Participação das Escolas Municipais (6º ao 9º Ano) e Escolas Estaduais com números de poesia, música, dança e mensagens.
9h: Hasteamento das Bandeiras.
- Bandeira Nacional: 4º Regimento de Cavalaria Blindado Dragões do Rio Grande.
- Bandeira Estadual: Vice-Prefeito Fábio Bratz.
- Bandeira Municipal: Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Luiz Vanderlei Klein.
- Bandeira do Mercosul: Representante do Grêmio Estudantil I.E.E. São Francisco Xavier.
- Pronunciamentos.
- Apresentações das escolas.
- Participação da Banda Municipal e da Banda Fanfarra Dragões do Rio Grande.
- Marcha em Desfile do Pelotão do 4º Regimento de Cavalaria Blindado do Exército.
17h: Arriamento das bandeiras.
Bandeira Nacional: Diretor do Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier, Ismar Spies.
Bandeira Estadual: Diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Cel. Antonio Fioravanti, Roseli Theis Della Flora.
Bandeira Municipal: Representante do Grêmio Estudantil E.E.E.M. Cel. Antônio Fioravanti.
Bandeira do Mercosul: Presidente do Grupo da 3ª Idade Vida Nova, Alaor Von Borowski.
Participação dos alunos das Escolas da cidade e 3ª Idade.
Dia 07 - Sábado - Dia da Pátria
8h: Bolinho e Café de Cambona.
9h: Hasteamento das bandeiras.
- Bandeira Nacional: Prefeito Municipal Paulo Sommer
- Bandeira Estadual: Juiz de Direito Samuel Borges
- Bandeira Municipal: Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vanderlei Antonio Vieira.
- Bandeira do Mercosul: Chefe da Inspetoria da Receita Federal, Nilo Odirlei Martini.
- Pronunciamentos.
- Apresentação pelas Escolas.
- Apresentação do Departamento Artístico do CTG Corredor Missioneiro.
- Feira da Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde.
- Oficinas da Saúde, através dos Peões e Prendas da Invernada Artística do CTG.
- Músicas a cargo da Banda Municipal e músicos presentes.
13h30min: Desfile na Comunidade de Rincão Comprido.
17h: Arriamento das Bandeiras a cargo dos Servidores da Prefeitura Municipal e extinção do Fogo Simbólico pela Brigada Militar.