Feira do Butiá é sede do encontro de Secretários Municipais de Educação e Cultura

Secretários dos Municípios pertencentes a AMM, reuniram-se na sexta-feira (16) para discutir a respeito da cultura e educação em âmbito regional.

Entre os dias 15 e 18 de março, aconteceu em Giruá – RS, no Parque de Exposições Olmiro Callai, a 12ª Edição da Feira do Butiá.  Nos quatro dias de evento, foram mais de 100 expositores trabalhando o artesanato e a gastronomia a partir do butiá, fruta-símbolo giruaense e iguaria gaúcha.

Dentre as festividades previstas na Programação, à tarde da sexta-feira (16), foi marcada pela Reunião dos Secretários Municipais de Educação e Cultura das cidades pertencentes a Associação dos Municípios das Missões.  Além dos Secretários, participaram do encontro os Diretores do Departamento de Cultura e representantes dos Conselhos Municipais de Educação.

Objetivando a produtividade do encontro, os participantes formaram dois Grupos de Trabalho – GT: um voltado para assuntos educacionais (GT 01) e outro direcionado à cultura (GT 02).  A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Iodete Terezinha Guedes Kaiser e a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Marlene Ribas Schropfer, participaram do GT 01, no qual foram abordados a “Escola Conectada”, plataforma de busca que reúne objetos e recursos digitais para apoiar os agentes do processo ensino-aprendizagem;  a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, documento de caráter normativo que define a progressão e as aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica; dentro outros.

Com a participação da Diretora do Departamento de Cultura, Angélica Berwanger Krewer e da Diretora do Departamento de Educação, Ledy Neli Ehlert Richter, no  GT 02 foi discutida a criação de Leis Municipais de Incentivo à Cultura, tendo como referência a Lei Rouanet; e o “Trem da História”, projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santo Ângelo e Giruá, que visa reviver a história do desenvolvimento da Região, aproveitando a malha ferroviária existente, transformando-a em atrativo histórico-cultural, através do passeio de trem.