EQUIPE DA SMECD PARTICIPA DE FÓRUM DA EDUCAÇÃO

30º Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação do Rio Grande do Sul, ocorreu no Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre.

A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto Iodete Terezinha Guedes Kaiser e as professoras Marlene Ribas Schröpfer e Ledy Neli Ehlert Richter participaram do 30º Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação do Rio Grande do Sul, dias 4 e 5 de abril, no Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre.

Estiveram presentes na solenidade de abertura, o secretário de Estado de Educação, Faisal Karam; o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Alberto Decotelli; o presidente da Undime Nacional, Alessio Costa Lima, o presidente da Undime/RS, Marcelo Mallmann; o conselheiro do Tribunal de Contas d Estado, Cezar Miola e a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEED/RS), Sonia Maria Seadi, os quais, em suas falas, colocaram o quão é importante voltarmos a nossa atenção para a construção do currículo territorial de cada município para um desenvolvimento integral do cidadão, bem como para órgãos apoiadores, tanto literalmente como orçamentária.

Faisal Karam, em seu discurso, ressaltou ainda a necessidade de um trabalho de reestruturação da rede pública de ensino baseado em políticas contínuas de médio e longo prazo. Também, Ivana Flores, secretária-adjunta da Seduc, apresentou ao público ações e prioridades da educação do Estado para os próximos quatro anos.

Promovido pela Undime/RS, o Fórum teve como tema o Protagonismo na gestão: itinerários possíveis. Palestras abordaram a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular e Referencial Curricular Gaúcho, elaboração dos documentos curriculares municipais – Currículo Referência do Território Municipal (CRTM), desafios da gestão municipal, gestão administrativa, financiamentos e FUNDEB, além de destaques para a Educação Infantil.

No dia 6 de abril, a professora Ledy participou, ainda, do 3º Congresso de Educação Infantil e Anos Iniciais – do brincar ao aprender, promovido por Opem Eventos, no Hotel Continental, em Porto Alegre. Evento este que ressaltou temas como Rótulos: dificuldades de aprendizagem ou dificuldades de ensinagem; Segurança, Leis e primeiros socorros na Educação Infantil e Anos Iniciais e Brincando, rindo e aprendendo – uma educação para o século XXI.