ATENDIMENTO DA JUSTIÇA ELEITORAL EM PORTO XAVIER


No dia 13 de março de 2024, quarta-feira, das 9h30min às 17h, a Justiça Eleitoral estará realizando atendimento no Auditório Maria de Fátima Steinbrenner da Assistência Social de Porto Xavier.
Poderão ser realizados primeiro Título Eleitoral, revisões e transferências de títulos, com coleta biométrica, cujo prazo final é o dia 8 de maio de 2024, ou seja, 150 dias antes do pleito, após essa data, o cadastro de eleitores será fechado. A medida ocorre somente em anos eleitorais para que a Justiça Eleitoral possa organizar a votação com base no número determinado de eleitores, a partir do retrato exato do eleitorado que estiver apto a votar. A própria legislação determina que nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência seja recebido dentro dos 150 dias anteriores à data da eleição (artigo 91 da Lei das Eleições - Lei nº 9.504/1997).
As brasileiras e os brasileiros, natos e naturalizados, maiores de 15 anos, podem solicitar o alistamento eleitoral, sendo facultativo para as pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e menores de 18 anos. Ainda que seja possível alistar-se aos 15 anos, o exercício do voto só é permitido aos maiores de 16 anos.
Documentos para confeccionar o título eleitoral, em via original e atualizada:
✅Documento de identificação oficial com foto - pode ser o RG, carteira de Trabalho, Carteira profissional (OAB, CREA, etc.).
⚠️Para primeiro título, não são aceitos CNH e passaporte que não informe filiação.
✅Comprovante de domicílio emitido ou expedido nos últimos 3 (três) meses: contas de luz, água ou telefone, nota fiscal ou envelopes de correspondência, etc.
✅Idade - A partir dos 15 anos ( ⚠️desde que a pessoa complete 16 anos até a data da eleição - até o dia 06/10/2024).
✅Conscritos - Comprovante de quitação do Serviço Militar - para pessoas do gênero masculino, no ano que completarem 19 anos (ou seja, os nascidos em 2005).