Dengue: Prevenção é o caminho!

Equipe de Vigilância trabalha com orientação e prevenção

O Município de Porto Xavier vem desenvolvendo ações de prevenção e controle do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. Estão sendo realizadas visitas bimestrais em cada residência. Até o momento já foram realizadas 12.444 visitas, somando 354 amostras coletadas e totalizando 1622 larvas do mosquito identificadas neste ano, o que equivale a um índice de 2,26% de infestação, sendo que o indicado pelo ministério é de 1%.
As visitas domiciliares tem por objetivo orientar a população sobre ações que ajudam a controlar a proliferação do mosquito nas residências, pois com a chegada do verão, a população de mosquitos aumenta, porém, todos devem contribuir no controle da dengue eliminando os criadouros do Aedes Aegypti, da seguinte maneira:
. cobrindo ou furando pneus;
. usando areia grossa em pratos de vasos de flores;
. ensacando e jogando no lixo vasilhames que possam acumular água;
. virando de boca para baixo garrafas vazias;
. tampando as caixas de água e realizando a limpeza das mesmas de 6 em 6 meses, etc.
A Administração Pública Municipal, por meio da Secretaria de Obras, realiza o trabalho de recolhimento de lixo, entulhos e galhos, que é de suma importância. Na última semana, a Equipe da Vigilância Ambiental também realizou uma ação junto ao antigo prédio da Polícia Federal, organizando os pneus que são lá depositados pelas borracharias, para posteriormente dar um destino final a estes, e por isso, pede-se a compreensão de todos para que mantenham organizado o local onde os pneus estão depositados.
Contamos com a colaboração e participação de toda comunidade, dengue é um problema de saúde pública, e com ações conjuntas estaremos levando saúde para toda comunidade!