PORTO XAVIER REALIZA 9ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A Secretaria de Saúde juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, realizaram na sexta-feira (31) a 9ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”. O evento aconteceu nas dependências do auditório do Inst. Est. de Educ. São Francisco Xavier e teve como objetivo mobilizar, discutir, propor diretrizes e estabelecer diálogos com a sociedade acerca do direito à saúde e em defesa do SUS.

Estiveram presentes na abertura oficial, o Prefeito Gilberto Menin, a Primeira-Dama e Secretária de Assistência Social e Habitação Viviane Menin, a Secretária de Saúde Fabiana Souza, o Secretário de Educação Cultura e Desporto e da Fazenda Domingos Garcia Junior, a Secretária de Coordenação e Planejamento Andressa Bratz, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Edio Eckerleben e o Vereador Eliseu Silva da Rosa.
A conferência contou com a participação do médico cardiologista Geisom Juchem, que realizou a palestra “Cardiologia, mitos e Vida Saudável” e na sequência a programação seguiu com a formação dos grupos de trabalho, que abordaram os quatro eixos temáticos da conferência:

I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos;

II - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;

III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;

IV - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
O encontro proporcionou aos participantes uma significativa troca de ideias e experiências, que se transformaram em propostas de novas ações, para o fortalecimento da saúde do município.