SMS realiza campanha de prevenção contra a Dengue

Visitas, palestras e até instalação de um laboratório estão entre as ações

O Município de Porto Xavier vem desenvolvendo várias ações em prol da prevenção e controle do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. Além das visitas domiciliares realizadas pela equipe de Vigilância Ambiental, são desenvolvidas palestras nas escolas, entre elas, a Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Antonio Fioravante (CIEP), com o intuito de chamar a atenção dos alunos quanto as suas responsabilidades com o meio ambiente, e ações que podem ser implementadas para que o município permaneça sem dengue.
Nesta semana, o trabalho da equipe de Vigilância Ambiental de Porto Xavier teve o acompanhamento dos técnicos da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (12ª CRS), que aproveitaram a oportunidade para realizar campanha preventiva através dos meios de comunicações.
Confira algumas ações que contribuem para o controle da dengue:
. cubra ou fure pneus para não acumular água;
. use areia grossa em pratos de vasos de flores;
. ensaque e jogue no lixo vasilhames que possam acumular água;
. vira as garrafas vazias de boca para baixo;
. tape caixas de água e realize a limpeza das mesmas de 6 em 6 meses, etc.
A Administração Pública Municipal conta com a sua colaboração, pois a dengue é um problema de saúde pública, e com ações conjuntas estaremos levando saúde para toda comunidade!

Secretaria de Saúde implanta laboratório de entomologia
O Município adquiriu equipamentos para a implantação de um laboratório de entomologia, este irá analisar todos os insetos coletados no município, que podem apresentar risco para saúde pública.
O laboratório está sendo implantado junto ao ESF 4.