Secretaria de Saúde implanta laboratório de entomologia

Laboratório será inaugurado no dia 06 de Maio

O Município de Porto Xavier, visando atender melhor a população no quesito prevenção, adquiriu, com recursos próprios, equipamentos para a implantação de um laboratório de entomologia, este irá analisar todos os insetos coletados no município, que podem apresentar risco para saúde pública.
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu o comunicado oficial, de que o laboratório atende todos os requisitos e está apto a desenvolver as atividades. Com isso, Porto Xavier passa a operar conjuntamente com o Laboratório Central do Estado (LACEN), o que desburocratizará as análises do material coletado.
O laboratório terá como responsável, o laboratorista Fernando Berger Ferreira, que exerceu esta função, até o ano passado, no laboratório Regional da 12ª CRS de Santo Ângelo. A responsabilidade técnica é da farmacêutica Adriana Berggrav.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Iury Sommer Zabolotsky, este é um passo importante para a prevenção na região, já que Porto Xavier está situado na área de fronteira e possui grande fluxo de pessoas e cargas no Porto Internacional.
O laboratório foi implantado junto ao ESF 4, e será inaugurado no dia 06/05, oportunidade em que Porto Xavier sediará a reunião regional dos Secretários Municipais de Saúde.