Porto Xavier reúne Secretários de Saúde na reunião da CIR

Encontrou reuniu Secretários Municipais de Saúde dos 26 municípios que compõe a 12ª CRS

Na última terça-feira (06/05) os Secretários Municipais de Saúde dos 26 municípios que compõe a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), juntamente com o Coordenador da 12ª CRS, Lói Roque Biacchi e Coordenadora Adjunta, Maria de Fatima Moor, Prefeito Municipal, além de integrantes da 12ª CRS e profissionais da saúde, estiveram reunidos em Porto Xavier para a reunião regional das Comissões de Intergestores Regionais (CIR).
Na oportunidade foram tratados diversos assuntos, entre eles, o novo projeto de saúde bucal, que prevê a integração regional na busca do atendimento de especialidades na área. Além disso, tratou-se da assinatura de um novo convênio para consultas de oftalmologia, tendo em vista que o atual convênio firmado com o Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio não dá conta da demanda, o que gera grandes transtornos para as secretarias municipais de saúde. Um novo convênio com o Hospital Santo Ângelo deverá ser assinado em breve.
Ainda na parte da manhã, foi realizada a entrega simbólica dos dois veículos novos adquiridos pelo município por meio de recursos do estado. Trata-se de um Volkswagen Pólo e uma ambulância.
Na parte da tarde foi realizada a inauguração do laboratório de entomologia, instalado no ESF 4, que irá analisar todos os insetos coletados no município, que podem apresentar risco para saúde pública, que passou a operar nesta semana, conjuntamente com o Laboratório Central do Estado (LACEN).
O Secretário de Saúde do município anfitrião, Iury Sommer Zabolotsky, falou da importância de discutir a saúde em nível regional e disse que somente com a união é que poderemos buscar as melhorias tão necessárias e almejadas na saúde.