Dada a largada: PSE 2018 foi iniciado na última quinta-feira.

O Programa Saúde na Escola atingirá os alunos da Rede Pública Municipal e Estadual de Ensino do município de Porto Xavier.

Instituído pelos Ministérios da Educação e Saúde no ano de 2007, o Programa Saúde na Escola – PSE, consolida os esforços do Governo Federal em instituir Políticas Nacionais de Promoção da Saúde, por meio de ações de prevenção e atenção realizadas pelas equipes de Estratégia Saúde da Família – ESF, articuladas com a educação pública.

Visando contribuir para a formação integral dos estudantes da Rede Pública de Ensino, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, realizam a edição 2018 do Projeto, tanto nas Escolas Municipais, quanto Estaduais.

Na última quinta-feira (22), as Enfermeiras do ESF I, II e IV, Luana Albiero Schetko e Cristiane Fioravanti, juntamente com Fernando Ferreira, Coordenador dos Agentes de Endemia do Município iniciaram o circuito de oficinas, na Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Antônio Fioravanti, com os alunos do 5º, 6º e 7º ano do Ensino Fundamental.

Em conversa com a Secretária Municipal de Saúde, Fabiana Souza, ela nos explica que as ações foram pensadas a partir da realidade dos alunos da Rede Pública Municipal e Estadual de Ensino. “Nossas ações foram costuradas juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e Diretores das Escolas. Na cidade, os professores sentiram a necessidade de explorarmos a cuidado com o corpo e a conscientização em relação a Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST. Nas escolas do campo, também trabalharemos o cuidado com o corpo, mas partindo da perspectiva da higiene pessoal”, comenta a Secretária.