Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

A campanha vai durar até o dia 1º de junho e tem como meta imunizar 54,4 milhões de pessoas no país.


A partir desta segunda-feira, dia 23 de abril, o Posto de Saúde e o Estratégia Saúde da Família – ESF III e IV de Porto Xavier darão início à vacinação contra o vírus da gripe para pessoas com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, grávidas, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. A campanha vai durar até o dia 1º de junho e tem como meta imunizar 6.000 mil pessoas em Porto Xavier.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem se imunizar. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar o Posto de Saúde ou os ESF em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

De acordo com o Ministério da Saúde, os grupos prioritários totalizam 54,4 milhões de pessoas. A pasta informou que adquiriu 60 milhões de doses, que serão entregues aos estados em etapas. “O Ministério da Saúde está assegurando vacina para 100% do público-alvo da campanha”, acrescentou, em nota.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde - OMS. A definição, segundo o governo brasileiro, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados, portanto, grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.